Jô, o mais jovem estreante do Timão em partidas oficiais

Por Luiz Lordello
Foto: divulgação Corinthians

Jô em uma das primeiras partidas pelo Corinthians, em 2004

Neste 20 de março de 2021, João Alves de Assis Silva, conhecido como Jô, completa 34 anos de idade. Atacante revelado no Corinthians, aos 16 anos, teve três passagens no Alvinegro, sendo a primeira passagem muito marcante, sagrou-se campeão Brasileiro em 2005, antes de sua transferência para Europa. Mas ele tem uma marca importantíssima: é o mais jovem atleta a vestir a camisa do Timão em uma partida profissional oficial.

Nascido em 1987, na cidade de São Paulo, o atacante foi atleta das categorias de base do Corinthians. Desse modo, sua infância foi marcada no Parque São Jorge, onde iniciou sua vida futebolística no ‘terrão’, como era conhecido os centros de treinamentos dos garotos corintianos. Disputou torneios com a equipe sub-19 ainda em 2002, quando tinha apenas 15 anos.

Sua estreia ocorreu em 2003, subindo para a equipe profissional, como joia do Timão. No dia 19 de julho, o treinador Geninho promoveu o primeiro jogo oficial do atleta com a camisa do Corinthians. Contra o Guarani, o atacante entrou no lugar de Abuda. Na ocasião, com 16 anos, três meses e 26 dias, Jô se tornou o atleta mais jovem a jogar uma partida oficial pelo time. Recorde que foi batido em 2019, quando Belezi entrou em um amistoso diante do Botafogo, com dois meses a menos que Jô. Porém, em jogos oficiais, a marca ainda é do atual centroavante do Alvinegro.

A primeira vez que balançou as redes de forma oficial, veio pouco tempo após a estreia. No dia 24 de agosto de 2003, em partida válida pelo Brasileirão, no estádio do Pacaembu, o meia Robert cruzou para Jô anotar o seu gol. O Timão venceria o jogo contra o Internacional-RS por 3 a 1 e o atacante começava a escrever sua história vencedora no clube.

Antes de atingir a fase adulta, foi campeão Paulista em 2003. Dois anos depois, com 18 anos, conquistou o título nacional, ao lado de Tevez, Nilmar, Roger, entre outros. Mesmo com grandes atacantes na concorrência, Jô alcançou a marca de 20 jogos e quatro gols na temporada. Com isso, em dezembro de 2005, foi negociado com CSKA, da Russia, por cinco milhões de Euros.


Sua passagem na Europa, foi coroada com cinco títulos na Rússia, pelo CSKA. Além da principal Copa nacional Inglesa, levantando a FA Cup, com o Manchester City. Depois do time inglês, retornou ao Brasil, atuou pelo Inter e empilhou títulos no Atlético Mineiro, como Libertadores (2013), Copa do Brasil (2014) e estaduais. Em 2017, voltou ao clube que foi revelado, sendo campeão estadual e do campeonato Brasileiro com o alvinegro paulista, sendo artilheiro da competição. Após grande temporada, foi atuar na Ásia, e, atualmente defende pela terceira vez as cores do Timão, chegando no clube em 2020.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações