Barbosa e sua passagem pelo Santa Cruz

Foto: arquivo

Barbosa defendeu o Santa Cruz por duas temporadas

Hoje é um dia histórico para o futebol brasileiro. Se estivesse vivo, o goleiro Barbosa estaria completando 100 anos. Um dos maiores jogadores do Vasco da Gama e da Seleção, ele, já na parte final da carreira, teve uma passagem pelo Santa Cruz entre os anos de 1955 e 1956.

Nascido em Campinas, no dia 27 de março de 1921, Moacir Barbosa Nascimento começou no futebol no como ponta do Comercial. Em 1942, já como goleiro, se transferiu para o Ypiranga. No clube paulistano, ele se destacou no Campeonato Paulista e chamou a atenção dos grandes do futebol brasileiro. Acabou sendo contratado pelo Vasco da Gama.

No Rio de Janeiro virou um dos principais jogadores brasileiros da década de 40, participando do Expresso da Vitória, até hoje o maior time da história do Vasco. Em 1950, apesar de boa exibições, foi considerado o culpado pela derrota do Brasil para o Uruguai, na final da Copa do Mundo, por supostamente ter falhado no gol de Alcides Gigghia. Mesmo após este lance, continuou sendo um dos principais jogadores do Cruzmaltino e defendeu a Seleção em outras oportunidades.

Após ter ficado de fora da lista final para a Copa do Mundo de 1954, pois em 1953 teve a perna quebrada num choque com o atacante Zezinho, Barbosa achou que precisava mudar de ares e na virada de 1954 para 1955 acertou sua ida para o Santa Cruz.

A Cobra Coral, que tinha a maior torcida de Recife naquela época, vinha perdido a hegemonia local para Náutico e Sport e não conquistava o Campeonato Pernambucano desde 1947. Com a contratação de um dos maiores goleiros do país, o clube pensava que era um caminho para a volta ao título.

Porém, dentro de campo, apesar das boas atuações do goleiro, não foi bem o que aconteceu. No Campeonato Pernambucano de 1955, o Santa Cruz teve uma grande chance de chegar à decisão, ao ficar empatado com o Náutico no Terceiro Turno. Porém, houve um jogo desempate e o Timbu acabou vencendo por 1 a 0. Na final, o Sport acabou sendo o campeão.


Em 1956, parecia que a situação iria mudar. O Santa Cruz conquistou o Torneio Início. No primeiro turno, a Cobra Coral terminou empatada com o Sport e no jogo desempate, o Leão levou a melhor e venceu por 3 a 1. O Rubro Negro venceu também o segundo turno e sagrou-se campeão estadual.

Após a perda do título de 1956, Barbosa resolveu voltar ao Rio de Janeiro para defender o Bonsucesso. Ainda retornaria ao Vasco, onde jogou entre 1958 e 1962 e encerraria a carreira no Campo Grande, aos 41 anos. Barbosa, depois de vários anos morando em terras cariocas, resolveu voltar para o estado de São Paulo, estabelecendo-se em Praia Grande, onde faleceu em 7 de abril de 2000.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações