A passagem do zagueiro Odvan no Santos em 2002

Foto: arquivo

Odvan passou pouco tempo pelo Santos

Neste dia 26 de março o ex-jogador Odvan completa 47 anos de idade. Em 2002, o então zagueiro, que fez sucesso no Vasco e ainda chegou à Seleção Brasileira em seu melhor momento, teve uma curta passagem pelo Santos, disputando o Rio São-Paulo e Copa do Brasil.

Natural de Campos dos Goytacazes, Odvan, que teve seu nome escolhido pela sua mãe, em uma homenagem a uma música do Roberto Carlos chamada “O Divã”, iniciou sua carreira em 1993, no Americano, da cidade onde nasceu. O atleta do clube chegou a ser emprestado ao Mineiros e Mimosense e em 1997 voltou ao Cano. Se destacou no Campeonato Carioca e, com a indicação de Edmundo, acabou indo ao Vasco.

No Cruzmaltino, conquistou títulos importantes como o Campeonato Brasileiro de 1997, o Carioca de 1998, a Libertadores do mesmo ano, o Torneio Rio São Paulo de 1999, a Copa Mercosul e a Copa João Havelange de 2000. Com o destaque no clube carioca, foi convocado para a seleção brasileira.


Porém, em 2001, Odvan já não desempenhava o mesmo futebol de outrora e no final do ano acabou sendo liberado para defender outra equipe. O zagueiro conversou com alguns clubes e acertou com o Santos, que no primeiro semestre de 2002 disputaria o Rio-São Paulo e a Copa do Brasil.

Odvan foi a grande contratação do Peixe naquele primeiro semestre, ao lado do centroavante Oséas. No Alvinegro, fez dupla na defesa com Cléber, em Palmeiras e Cruzeiro, que tinha chegado ao clube no ano anterior. Se fosse algumas temporadas antes, formariam uma das grandes zagas do futebol brasileiro, mas em 2002 ambos já não estavam no auge.

A pressão por títulos no Santos era gigante, já que o clube não levantava uma taça importante desde 1984, mesmo tendo conquistado o Torneio Rio-São Paulo de 1997 (em uma versão mais enxuta do que a de 2002, temporada onde os clubes grandes paulistas não disputaram o estadual) e a Copa Conmebol de 1998 e tudo isto acabou influenciando dentro de campo.

O Santos acabou sendo eliminado já na segunda fase da Copa do Brasil, caindo para o Internacional, e ficando apenas em nono no Rio-São Paulo. Isto fez com que o Peixe tivesse uma paralisação longa para o Campeonato Brasileiro, já que teria a Copa do Mundo no meio. O clube fez uma reformulação, dispensou o treinador Celso Roth e vários atletas, contratando Emerson Leão como técnico.


Odvan chegou a até ser sondado para continuar no segundo semestre de 2002. Porém, por conta de problemas entre o empresário do atleta e o clube, o jogador deixou o Santos para reforçar o Botafogo, antes mesmo do início do Brasileirão. O destino foi cruel com o zagueiro: o Peixe foi campeão e o Botafogo acabou rebaixado.

Odvan se aposentou do futebol em 2013 no São José, de Tocantins. Entre sua passagem no Botafogo, em 2002, e o clube em que se aposentou, o ex-zagueiro defendeu diversos times pelo Brasil, com destaque ao Madureira em 2006, quando o Tricolor Suburbano foi campeão da Taça Rio e vice-campeão Carioca. Além disso teve seu retorno ao Vasco, em 2008, clube com maior destaque em sua carreira, em temporada onde também teve rebaixamento.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações