A passagem de Cruyff pelo Levante

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Cruyff em uma de suas poucas partidas pelo Levante

Há seis anos o mundo do futebol perdia um de seus maiores representantes. No dia 24 de março de 2016, Johan Cruyff nos deixou para jogar pelo time dos eternos. Entre as várias passagens da carreira do neerlandês, marcado principalmente por seus dias jogando no Ajax, onde se projetou para o mundo e no Barcelona, onde mudou para sempre a história do clube, dentro e fora dos campos, Cruyff também passou pelo Levante em sua carreira.

A rigor, a história da passagem de Cruyff pelo Levante começa bem antes, quando ele teve de retornar de uma breve aposentadoria jogando nos Estados Unidos. No "Tio Sam", o craque holandês mudou seu pensamento e após temporadas de sucesso na NASL, voltou à Europa para jogar pelo clube azul e grená de Valência, após a tentativa de negociação com o Leicester City fracassar. Chegou ao clube como a esperança para buscar um acesso a primeira divisão espanhola.

Apesar do imenso talento, Johan sofreu nos Granotes. Ainda não tão bem fisicamente quanto em outras épocas, lesões atrapalharam seu desempenho e fizeram com que vivesse em pé de guerra com a diretoria do clube, o que acabou abreviando sua passagem pela Espanha naquele momento. No fim das contas, jogando pouco, ele não conseguiu ajudar o clube na missão de subir de divisão e com isso seu contrato foi encerrado.

Ao longo da temporada 1980/1981, ele conseguiu fazer apenas 10 jogos pelo Levante, marcando um total de dois gols. Após sua frustrada passagem por lá, acabou acertando um retorno ao Ajax que faria bem à sua carreira, conseguindo viver alguns anos finais com dignidade, ganhando dois campeonatos holandeses pelos gigantes de Amsterdam.


Depois da aposentadoria, que ocorreu após uma temporada no Feyenoord, arquirrival do Ajax, Cruyff só retornaria ao Ciutat de Valência como adversário, quando era treinador do Barcelona. A passagem pelo Levante é provavelmente a única estadia triste em um clube na carreira do histórico camisa 14 da Laranja Mecânica.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações