A passagem de Barbosa pelo Ypiranga de São Paulo

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Barbosa atuou pelo Ypiranga por dois anos

Neste dia 27 de março completaria seu centenário um dos atletas mais injustiçados da história do futebol brasileiro. Grande ídolo do Vasco da Gama, o goleiro amaldiçoado com o gol de Gigghia em 1950, Barbosa, teve diversos momentos marcantes onde mostrava sua qualidade como goleiro durante a vida. Nos anos 1920, atuou pelo Ypiranga, de São Paulo.

Nascido em Campinas, no interior do estado de São Paulo, ele começou sua carreira como ponta esquerda, mas rapidamente descobriu que sua melhor função era no gol. Chegou ao Ypiranga, em São Paulo, já como goleiro. Seria por lá que viveria os primeiros grandes momentos de sua carreira, numa equipe que havia conseguido grandes resultados nos primórdios do Paulistão.

Atuou durante três anos pelo Ypiranga, onde começava a mostrar as qualidades que o fariam ídolo do Vasco da Gama. Seguro, tinha uma enorme elasticidade e defendia muitas bolas cascudas de mão trocada, passando segurança aos homens da defesa do Ypiranga. Apesar de jogar bem, não conseguiu ajudar a equipe a conquistar nenhum título, nos anos em que esteve lá.

Foi seu futebol no time alvinegro que o levou ao Vasco. Contratado pelo Cruzmaltino em 1945, atuou durante 14 anos pelo clube, contando duas passagens que teve. Para muitos, é considerado o maior ídolo da história do Gigante da Colina. Inclusive, no jogo deste sábado contra o Madureira, as arquibancadas de São Januário exibiam um mosaico em homenagem ao arqueiro.


Barbosa jogou futebol até 1962 e viveu seu calvário de condenação por 1950 até o fim de sua vida. Nos deixou em 2000, devido a complicações de um AVC, sofrendo com problemas financeiros e dependendo de ajudas do Vasco e de amigos para sobreviver. Nada que apague sua brilhante história vestindo cruzmaltino, que de certa forma começou no Ypiranga.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações