A ligação de Steve Harris com o futebol

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Harris atuando em um jogo beneficente pelo time do Iron Maiden

Qualquer um que goste de rock ou metal conhecerá o nome de Steve Harris. Lendário músico das quatro cordas, o baixista do Iron Maiden, que completa 65 anos neste dia 12 é também um apaixonado por futebol. Torcedor fanático do West Ham, clube que inclusive adesiva um de seus baixos mais conhecidos e famosos, o líder da "Donzela" tem uma ligação de longa data com o esporte bretão, que segue viva até os dias de hoje.

Nascido em Leytonstone, próxima à Londres, Harris cresceu acompanhando o West Ham tanto no estádio como por rádio e televisão e aspirava ser um jogador profissional. Curiosamente, chamou atenção de olheiros do seu clube de coração e acabou entrando nas categorias de base dos Hammers. Na juventude, porém, quando inclusive começava a chegar na idade de se tornar um profissional da bola, conheceu o rock e viu na música o caminho de sua vida, abandonando, pelo menos em nível mais alto, a carreira de boleiro.

Quando foi para a música, Harris queria inicialmente ser baterista. Sem espaço para uma bateria em casa, porém, acabou optando pelo baixo e se descobriu autodidata no instrumento. Era influenciado principalmente pelos Beatles e nos anos 1970 participou de uma banda chamada Dipsy Kiss, antes de montar o Iron Maiden. O resto, a partir daí, é história.

A ligação com o futebol, porém, nunca acabou de fato. Harris jogava diversas "peladas" entre turnês e chegou a jogar com outras bandas através do time do Iron Maiden, que sempre incluiu integrantes e parte da equipe da banda. Na maioria das viagens, sempre paravam para um futebolzinho, o que rendia histórias interessantes, como por exemplo a vez em que o Foo Fighters "completou" o time do Iron Maiden em uma vez onde as bandas se encontraram.

O esporte bretão passou a ser usado inclusive pelo Maiden para diversas coisas, incluindo videoclipes (Holy Smoke), divulgação de materiais e venda de merchan. Há muitos anos, a gigante banda de metal inglesa vende uniformes de futebol e nessa brincadeira já vendeu inclusive camisas paródias de seleções, incluindo nisso o Brasil. Já houveram também pôsteres de divulgação com o futebol como tema. O esporte também apareceu na própria capa do "Virtual XI", como já detalhamos em uma matéria. O CD também tinha uma das camisas de futebol mais marcantes da banda.


Tudo que envolve o Iron Maiden tem o dedo de Harris e essa relação com o futebol sem dúvida é um desses aspectos. Mas, a maior prova da ligação do músico com o esporte vem num de seus instrumentos. Um dos mais famosos dos baixos dele, um Fender Precision branco, tem um escudo do West Ham adesivado no corpo. O músico sempre usa este baixo em shows e clipes, de forma que já foi possível visualizar a alusão aos Hammers em vários shows.

O futebol e a música muitas vezes se conectam e Steve Harris sempre será um dos maiores exemplos disto. Provavelmente, enquanto o brilhante baixista inglês viver ele respirará o West Ham na mesma intensidade que respira o Iron Maiden. Como diz o lema da banda, inspirado no próprio lema do time: Up The Irons, seja o Maiden, ou os Hammers.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações