Paulo Rink no Peixe em 1999 - O Santos com um jogador da Seleção Alemã

Foto: arquivo

Paulo Rink em sua chegada ao Santos FC, em 1999

O ex-meia-atacante Paulo Rink está completando 48 anos neste 21 de fevereiro de 2021. Tendo aparecido no futebol no Atlético Paranaense (na época, era esta a grafia) e feito certo sucesso no futebol alemão, chegando a defender a Seleção do país, ele teve uma discreta passagem pelo Santos FC em 1999.

Paulo Rink surge no Atlético Paranaense no início dos anos 90 como uma grande promessa. Chega a ser emprestado para Atlético Mineiro e Chapecoense, mas é em 1995 que ele "estoura", sendo, ao lado de Oséas, o grande nome do Furacão no título do Brasileiro Série B de 1995. No ano seguinte, repete as boas atuações e é vendido para o Bayer Leverkusen em 1997.

Na Alemanha, começa muito bem e como vinha de uma família de origem alemã, logo surge os comentários de que ele tiraria o passaporte do país e defenderia a seleção local. E foi o que aconteceu. Porém, em 1999, ele começou a entrar em baixa e no mês de maio o Bayer Leverkusen o empresta para o Santos.


A princípio, o empréstimo do meia-atacante para o Peixe seria apenas para o complemento do Campeonato Paulista. O Santos estava insaciável em busca de um título, que não vinha desde 1984, e fazia certas loucuras para reforçar a sua equipe e uma delas foi trazer o jogador brasileiro que fazia parte da Seleção Alemã.

Paulo Rink estreou pelo Santos em 30 de maio de 1999, em uma vitória por 2 a 0 contra o Guarani, onde ele marcou um dos gols (o outro seria de Viola). Mas, ficou por aí! Paulo Rink nem de perto lembrava o jogador do Atlético Paranaense ou o que chamou a atenção dos alemães. O Peixe acabou caindo para o Palmeiras, na semifinal do Paulistão.

Apesar das atuações fracas, o Santos resolveu dar mais uma chance a Paulo Rink. Negociou a extensão do empréstimo junto ao Bayer Leverkusen até o final do Brasileirão, o que foi aceito. Mas antes, o jogador foi defender a Seleção Alemã na pífia campanha na Copa das Confederações do México, em 1999, onde a Alemanha caiu na primeira fase, com direito a sofrer uma goleada do Brasil, que jogou com um time quase todo olímpico (sub-23), por 4 a 0.


Na volta ao Santos, Paulo Rink entrou em um time que estava longe de ser aquele do Paulistão. O Santos perdeu várias peças, trocou de treinador (saiu Leão e veio Paulo Autuori) e o Peixe não saía do meio da tabela. O meia-atacante foi perdendo espaço e no fim do campeonato nem titular da equipe era mais. Em resumo, ao fim do Brasileirão, Paulo Rink voltou para a Alemanha.

Mas, pasmem. Paulo Rink recuperou o bom futebol no retorno ao Bayern Leverkusen, tanto que foi convocado para a Eurocopa 2000. Depois, rodou por Nuremberg e Energia Cottbus, na Alemanha, e começou a peregrinar por ligas menores europeias: Olympiakos Nicosia, do Chipre, e Vitesse-HOL, foram seus destinos, antes de ir pra Coreia do Sul, jogar no Jeonbuk. Voltou pro Chipre e jogou de novo no Olympiakos e também no Omonia Nicosia. Se aposentou em 2007 no Atlético Paranaense, onde surgiu pro mundo com destaque no começo dos anos 1990.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações