Paulistão A1 começa neste sábado

Por Victor de Andrade, Luiz Lordello, Kauan Sousa e Lucas Paes
Arte: O Curioso do Futebol


Com duas partidas, começa neste sábado, dia 27, a edição de 2021 do Campeonato Paulista da Série A1 de 2021. Com a participação de 16 equipes, esta é a 120ª vez que o estadual mais antigo do Brasil é realizado. A competição tem data para ser finalizada em 23 de maio.

Confira como estão os times da competição:

GRUPO A

BOTAFOGO Futebol Clube
Ribeirão Preto


O Botafogo passou por muitas dificuldades no Paulistão do ano passado, se salvando do rebaixamento no finalzinho da competição e acabou não escapando da queda na Série B. Em crise, o Pantera renovou seu elenco e trouxe reforços, alguns consagrados como o zagueiro Victor Ramos e o atacante Rafael Marques (foto), para poder dar respaldo e tranquilidade para o trabalho de Gallo. Se somam a isso novatos da base. Com isso, o tricolor pretende permanecer na série A1 e ainda conseguir montar bem o time para a Série C.

Sport Club CORINTHIANS Paulista
São Paulo


Após um ano conturbado em 2020, onde o Corinthians flertou com a zona do rebaixamento no Brasileirão, além de ter uma primeira fase de estadual com muita oscilação, o timão busca apostar na base em mescla com jogadores do plantel para o paulista de 2021. Na temporada atual, o alvinegro paulista começa com características de jogo dessemelhante em relação ao início do ano anterior, o diálogo de mudar o "DNA" recente do timão, buscando um jogo ofensivo, foi levado embora com a saída de Tiago Nunes. Agora, Vagner Mancini aposta na solidez defensiva para o título do estadual. O atual treinador pede paciência a torcida, já que mais jovens terão oportunidades, e, também pela situação financeira delicada que passa o clube, com pouca expectativa de grandes contratações.

Associação Atlética INTERNACIONAL
Limeira


A diretoria da Inter de Limeira não mediu esforços para reforçar a equipe para a disputa do Paulistão. O treinador Thiago Carpini recebeu vários novos jogadores e o clube promete ter um dos elencos mais fortes do interior. Entre os nomes que chegaram, destacam-se o experiente centroavante Roger (foto) e o zagueiro Léo Silva. Além disso, a equipe foi testada em diversos jogos-treino.

Esporte Clube SANTO ANDRÉ
Santo André


O Ramalhão fazia uma campanha impressionante no ano passado até a paralisação do campeonato por causa da pandemia do coronavírus, inclusive jogando melhor que todos os quatro grandes. Em 2021, a equipe não jogará no Bruno José Daniel, que está fechado para reformas. Paulo Roberto Santos (foto) segue como treinador, e é confiando no “Luxa do Interior” que o Ramalhão tentará fazer uma boa campanha. O time conta com alguns remanescentes e reforços que passaram por grandes clubes para tentar inicialmente permanecer na Série A1, para depois pensar em uma campanha maior, inclusive já se preparando para a Série D do Brasileirão.


GRUPO B

Associação FERROVIÁRIA de Esportes
Araraquara


Treinada por Pintado (foto), que deixou o Juventude após uma campanha de acesso à Série A do Brasileirão, a Locomotiva vem para o Paulistão reforçada por quase um time inteiro, se somando à alguns valores que já estavam na equipe de Araraquara. Em meio a preocupações com a própria cidade de Araraquara, casa do time que vive um surto da Covid-19, a equipe tentará usar o Paulista para fazer uma boa campanha e se preparar para a Série D, que a Ferrinha disputará em 2021.

Associação Atlética PONTE PRETA
Campinas


Uma dúvida sobre a equipe pontapretana é se de fato a Macaca usará a equipe principal no Paulistão. Apesar um espaço maior entre o fim da série B e o início do estadual, a Macaca ainda teve pouco tempo de descanso para seus atletas e deve, em partes, ir colocando os titulares aos poucos. Fabinho Moreno foi efetivado como treinador do clube e trouxe alguns reforços, em grande maioria poucos conhecidos. O destaque maior pontepretano segue vindo do gol, com Ivan, atleta de nível de Seleção Brasileira.

Esporte Clube SÃO BENTO
Sorocaba


Vice-campeã do Paulistão A2 de 2020, o São Bento não teve um bom segundo semestre e foi rebaixado no Campeonato Brasileiro da Série C. A esperança é de que a situação melhores nesse estadual e que o São Bento não vá para o descenso novamente (são três rebaixamentos nas últimas quatro competições). O youtuber Juninho Manella (foto), filho do treinador Edson Vieira, chegou a fazer a pré-temporada, mas, provavelmente, são será aproveitado na competição.

SÃO PAULO Futebol Clube
São Paulo


O Campeonato Paulista para o Tricolor será de reformulação. Depois de chegar a liderar o Brasileirão, o São Paulo entrou em queda livre na competição e nem passou perto do título. Com isto, o elenco deve sofrer reformulações drásticas, com saídas de jogadores famosos, e, no decorrer da competição, o treinador argentino Hernan Crespo (foto), que estreará na competição, irá fazer mudanças e receber novos jogadores, preparando para a Libertadores.


GRUPO C

ITUANO Futebol Clube
Itu


O Paulista de 2020, cravou a permanência do Ituano na elite do estadual, porém, em ultimo lugar de seu grupo, ficou amarga a despedida do galo no campeonato. A aposta de um bom campeonato e, quem sabe, em um terceiro título estadual, está no trabalho a longo prazo, com mais de três anos e meio no time, Vinicius Bergantin é técnico recordista em número de jogos no Campeonato Paulista pelo clube, e, se diz satisfeito com a movimentação do Ituano no mercado. Entre os recém chegados, a alta expectativa está no meia Fernando Medeiros (foto), emprestado pelo Portimontense, o lateral Jeferson, que chegou da Ponte Preta, além dos atacantes Fernandinho (ex-Ferroviária) e Roni, que atuava no futebol turco.

Grêmio NOVORIZONTINO
Novo Horizonte


Com uma campanha na primeira fase, melhor do que Santos e Corinthians no Paulistão 2020, o Novorizontino foi eliminado por ter ficado na terceira colocação do seu grupo, atrás do Palmeiras e Santo André. O clube de Novo Horizonte vem para o Campeonato Paulista 2021 com a mesma base do time que conseguiu o acesso inédito para a Série C do Brasileirão e alguns reforços, sob o comando de Léo Condé. O Novorizontino está no grupo C, o único com dois clubes da Série A do Brasileirão, Palmeiras e Red Bull Bragantino.

Sociedade Esportiva PALMEIRAS
São Paulo


Atual campeão estadual e continental, o Palmeiras inicia o Paulista de 2021 com grandes expectativas. O ano anterior, ficará memorizado para o torcedor alviverde, campeão Paulista diante do maior rival, Corinthians, e campeão da Libertadores em cima de outro rival da região, o Santos. Com a confiança da diretoria e da torcida, o técnico Abel Ferreira chega como o favorito à conquistar o título inédito de sua carreira, já que, ele defende o triunfo de seu antecessor, Vanderlei Luxemburgo. Em poucos meses de trabalho, o treinador português conseguiu o sonho da instituição, reconquistar a libertadores, está na decisão da Copa do Brasil 2020, e, no estadual, busca um feito histórico de sagrar-se bicampeão, algo que o verdão não faz desde a temporada 1993 e 1994. A diretoria está otimista em relação aos objetivos, o verdão deve manter o elenco do ano vitorioso, além de buscar contratações pontuais para reforçar ainda mais o conjunto do time.

RED BULL BRAGANTINO
Bragança Paulista


Com a melhor campanha da fase de grupos de 2020 e eliminado nas quartas de final da competição pelo Corinthians, o Red Bull Bragantino chega para o Paulistão 2021, após uma boa temporada no Brasileirão, principalmente a partir da chegada do treinador Mauricio Barbieri que colocou o clube na Copa Sul-americana. Outra arma da equipe é o jogador Claudinho (foto), eleito craque e revelação do Campeonato Brasileiro.


GRUPO D

GUARANI Futebol Clube
Campinas


Com a terceira colocação do Grupo D do Paulistão 2020, o Guarani ficou atrás do Red Bull Bragantino e do Corinthians e não conseguiu passar de fase na competição. Na disputa da Série B do Brasileirão, o time ficou na 13ª posição e disputará novamente nessa temporada. O time de campinas chega para o estadual com nove novidades no elenco comandado pelo técnico Allan Aal, entre eles o meio campista Andrigo (foto), que veio do CSA, o zagueiro Thales que estava anteriormente no Ankaraspor da Turquia e Júlio César, atacante, Ex-Portinense de Portugal. Outra novidade no time é a ausência de Lucas Crispim que foi negociado com o Fortaleza.

MIRASSOL Futebol Clube
Mirassol


O Mirassol chega com confiança para a temporada 2021. Além do título da série D no Brasileirão, o clube vem de grande campanha também no Paulistão de 2020, onde eliminou o São Paulo e chegou à semifinal da competição.  Nesta temporada, o time comandado por Eduardo Baptista, técnico com passagem pelo Palmeiras, têm a disposição um elenco equilibrado. No gol, Alex Muralha, arqueiro conhecido pela torcida do Flamengo, outro jogador experiente, é o lateral Ernandes (ex-Ponte Preta), no ataque, o Leão conta com a ousadia dos jovens, Rafael Bilu (emprestado pelo Corinthians), e Pedro Lucas (ex-CSA), revelado na base do Internacional.

SANTOS Futebol Clube
Santos


Eliminado nas quartas de final, pela Ponte Preta em 2020, o Santos vem para o Paulistão 2021, após uma temporada onde ficou com o vice-campeonato da Libertadores e a oitava colocação do Brasileirão, posição que garante o Time da Vila na fase preliminar da competição. O Santos estreia no campeonato Paulista, no  próximo domingo, contra o Santo André, com um novo técnico, Ariel Holan, após a saída do Cuca e a mesma base do time da temporada passada, com a saída de Lucas Veríssimo e Diego Pituca.

Associação Desportiva SÃO CAETANO
São Caetano do Sul


O São Caetano não vive nos melhores dias. Com uma briga sobre o comando do clube, o Azulão teve problemas séries no Brasileirão Série D, depois do título do Paulista A2. O clube passou por greve, chegou a levar uma goleada por 9 a 0 e deu WO. Agora, o time do ABC esperar que a situação melhore, reformulou toda a sua equipe, que será dirigida por Wilson Júnior.


REGULAMENTO

Os 16 times, na primeira fase, estão divididos em quatro grupos de quatro times cada. As equipes da mesma chave não se enfrentam. Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam e as quartas é formada pelos classificados de cada chave (exemplo: 1º do A x 2º do A). Os dois últimos colocados no geral estão rebaixados para a Série A2 2021.

No mata-mata, os jogos serão no sistema ida e volta, até definir o campeão. Vale lembrar que as equipes de fora da capital, fora o Santos também, que não estiverem na semifinal disputam o Troféu do Interior. Confira a tabela completa da competição aqui.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações