Maradona e a sua estreia pela Seleção Argentina

Por Pablo Lisotto / La Nación / Tradução: O Curioso do Futebol
Foto: arquivo La Nación

Maradona, novo, estreando pela Seleção Argentina

Faltavam poucos minutos para as 19h30 do domingo, 27 de fevereiro de 1977. Foi então que, apenas 13 dias após o Dia dos Namorados argentino, uma história de amor começou: a de Diego Maradona e a camisa da Albiceleste.

"Maradona! Maradona! Vamos!" César Luis Menotti deveria ter chamado Diego duas vezes, que fazia o aquecimento com os companheiros de um lado da linha de limão da Bombonera. A seleção argentina já goleou a Hungria por 5 a 1 e o treinador decidiu que era o momento certo para fazer sua estreia para o garoto de 16 anos e 4 meses, que apenas 130 dias antes fizera sua estreia no primeiro Juniors argentinos. Sem saber, ele estava escrevendo um capítulo fundamental na história do futebol.

"Prepare-se para entrar". Com aquela frase curta, El Flaco conseguiu sacudir o menino. Ele se sentia confiante, mas quando ouviu o primeiro "Maradoooooo" das arquibancadas, suas pernas tremeram e a emoção o dominou. Sentira algo semelhante dias antes, quando o DT o convocou ao hotel "Los Dos Chinos", onde se concentrava a seleção principal, e lhe disse que se o jogo contra os húngaros o permitisse, ele iria colocar por alguns minutos.

“Você vai entrar pelo Luque. Faça o que sabe, tenha calma e ande pelo campo”, foi a última indicação que recebeu antes de entrar no segundo tempo de 20 minutos.

"O que ele sabe" foi exatamente o que Pelusa fez, mesmo a anos-luz de ser rebatizado de El Diego ou D10S. Naqueles poucos minutos frente aos húngaros e em tudo o que se seguiu depois, nos 91 jogos teve que defender essas cores, com as quais comemorou 34 golos. Ele sempre fez "o que sabe".

Seu primeiro contato com a bola foi quase instantâneo: Hugo Gatti arrancou do gol, Américo Gallego recebeu e passou para ele. O garoto, com um cabelo preto encaracolado que cobria a testa, capacitou René Houseman. Não era um gol, mas ajudou Diego a se livrar da ansiedade. Com o nº 19 nas costas, recebeu a primeira grande ovação de pé.

"Em cada intervenção ele justificou sua inclusão no elenco da seleção argentina. Apesar da juventude, ele tocou na bola com sabedoria e com bom senso deu passes profundos e precisos", destacou o lornal La Nación, no dia seguinte.

Os times europeus costumavam jogar esporadicamente na Argentina. A série internacional de 1977, realizada inteiramente na Bombonera (enquanto o Monumental e o Amalfitani foram remodelados para a Copa do Mundo de 1978), começou com o amistoso contra os húngaros e depois contou com a presença da Polônia (3-1), Alemanha Ocidental (1-3), Inglaterra (1-1), Escócia (1-1), França (0-0), Iugoslávia (1-0) e Alemanha Oriental (2-0).


Algum tempo depois, com as mesmas cores no peito, Diego se frustrou por ter sido excluído do time que conquistou a Copa do Mundo de 78; foi expulso por um golpe tremendo ao brasileiro Batista na Espanha 82; Ele voou para o infinito e além para vencer o salto de Peter Shilton com a Mão de Deus por 1 a 0 e se disfarçou como Mozart, Beethoven, Picasso, Dalí ou todos eles juntos para construir o gol mais bonito da história contra os ingleses do mundo Copos; levantou a Taça no México 86; chorou de impotência depois de perder a final da Itália 90; gritou para a câmera e para todo o planeta que estava mais vivo do que nunca depois do gol contra a Grécia, nos Estados Unidos 94 e, em sua última partida oficial com a camisa argentina, sorriu para a mão de uma enfermeira loira pouco antes deles cortou as pernas dele em Boston.

Como em qualquer outro romance, o caminho das rosas também teve seus espinhos. Mas nada e ninguém será capaz de romper esse relacionamento. Porque grandes amores duram uma vida inteira .
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações