Levir Culpi como jogador do Santa Cruz

Com informações do Tardes de Pacaembu
Foto: Arquivo Coral

Levir Culpi com a camisa do Santa Cruz

Neste 28 de fevereiro de 2021, Levir Culpi está completando 68 anos. Hoje treinador do Cerezo Osaka, do Japão, de bons trabalhos em alguns clubes, fracos em outros, mas de declarações sempre divertidas, Levir Culpi foi um bom zagueiro, que começou no Coritiba e fez muito sucesso no Santa Cruz.

Nascido na capital paranaense, Levir Culpi teve sua carreira como jogador no Coxa Branca, onde se profissionalizou em 1971, com apenas 18 anos. Logo se destacou e em 1973 foi emprestado no Botafogo. No ano seguinte, a Estrela Solitária até quis ficar com o atleta, mas a alta pedida do Coritiba (500 mil cruzeiros) fez com que o time carioca desistisse da negociação.

Então, Levir Culpi voltou ao Coritiba e continuou sentado no banco de reservas. Até que no segundo semestre de 1974 apareceu uma interessante oportunidade para defender o Santa Cruz Futebol Clube. Contratado de forma definitiva pelo Santa Cruz em 1975, por 200 mil cruzeiros, Levir Culpi precisou trabalhar muito para superar a desvalorização de seu passe, causada pela indefinição em sua utilização enquanto esteve no clube paranaense.

No Arruda, Levir Culpi se deu muito bem e conseguiu mostrar seu futebol na ótima campanha do Santa Cruz no campeonato brasileiro de 1975, esbarrando apenas no confronto semifinal com o forte quadro do Cruzeiro. Ao lado do goleiro Gilberto, do incansável Givanildo, do lateral Pedrinho, do goleador Nunes e do experiente ponteiro esquerdo Pio, Levir Culpi seguiu adiante e foi campeão pernambucano de 1976.


Ainda na capital pernambucana, Levir Culpi iniciou seus estudos em Educação Física e no mesmo período sofreu uma grave contusão, que o afastou dos gramados por seis meses. Com o prosseguimento de sua carreira prejudicado pela contusão, tudo só voltou ao normal no final da década de setenta.

Recuperado, Levir Culpi acertou suas bases contratuais com o extinto Colorado Esporte Clube, que montava o time para disputar o Campeonato Brasileiro. Também como jogador, Levir Culpi passou pelo Vila Nova (GO), pelo Atlante do México, Figueirense (SC) e Juventude (RS), onde ganhou muito respeito e iniciou seus primeiros trabalhos na função de treinador.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações