Em matéria no site oficial, Fifa exalta título de 1951 do Palmeiras

Com informações da ESPN.com.br
Foto: arquivo

Jogadores do Palmeiras com a Taça Rio de 1951

Às vésperas da estreia no Mundial de Clubes de 2020, o Palmeiras foi exaltado pela Fifa, entidade máxima do futebol mundial. Em uma extensa matéria em seu site oficial, a organização exaltou os grandes times do Verdão ao longo do século XX e rasgou elogios ao time de 1951, que conquistou a Taça Rio em cima da Juventus, no Maracanã, competição a qual o próprio Palmeiras briga para ser reconhecido como um Mundial de Clubes.

Porém, apesar da própria Fifa ter chamado o Alviverde de 'campeão global', a entidade só considera 'Mundial' os torneios disputados a partir de 1960, descartando assim, a Copa Rio de 1951. Mas, no texto no site oficial da entidade, a Fifa fala em 'campeonato mundial'.

"Um campeonato mundial havia sido sonhado e discutido por anos por alguns dos maiores percursores do futebol - Jules Rimet, Ottorino Barassi e Stanley Rous entre eles - e finalmente foi marcado para 1951 no Brasil, que recentemente sediou a Copa do Mundo FIFA. A competição de oito times envolveu algumas das melhores equipes da Europa, o gigante uruguaio Nacional e a dupla brasileira Vasco da Gama e Palmeiras, que se classificaram como finalistas do Torneio Rio-São Paulo".

"...O Rio de Janeiro estava lotado no dia da decisão, com cerca de 10.000 italianos lotando seus hotéis, certos de que a Juve sairia triunfante. Ainda assim, Liminha, um jovem de 21 anos que havia começado o torneio no banco, ajudou a marcar a estreia e marcou um gol no final do jogo, que conquistou o título no empate de 2 a 2 diante de mais de 100.000 no Maracanã", diz o site oficial da Fifa.


A matéria ainda retrata outros times históricos do Palmeiras, como as Academias dos anos 1960 e 1970, a 'era Parmalat', que começou a brilhar em 1993 com nomes como Edmundo e Evair, além do time de 1999, campeão da Libertadores. O texto cita ainda as participações fundamentais de 'São Marcos' e do técnico Luiz Felipe Scolari.

Neste domingo, o Palmeiras encara o Tigres, do México, pela semifinal do Mundial de Clubes. Caso se classifique, o Alviverde enfrentará Al-Ahly, do Egito, ou o todo-poderoso Bayern de Munique na decisão.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações