A passagem de Juninho pelo Atlético de Madrid

Por Kauan Sousa
Foto: The 42

Fratura atrapalhou a passagem de Juninho pelo Atlético de Madrid

Neste dia 22 de fevereiro, Juninho Paulista completa 48 anos de idade. Atualmente coordenador de futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ele teve uma passagem no Atlético de Madrid entre os anos de 1997 e 1999.

Juninho começou a sua carreira em 1992, pelo Ituano. Com o bom futebol apresentado, logo se transferiu para o São Paulo, onde foi campeão mundial em 1993 e da Copa Conmebol, em 1994, sendo fundamental na conquista do Expressinho Tricolor.

Em 1995, virou de vez titular do Tricolor Paulista e passou a ser convocado para a Seleção Brasileira na época comandada por Zagallo. Com isto, no meio daquele ano, o ex-jogador se transferiu pela primeira vez para a Europa, para o clube inglês, Middlesbrough. No clube da Inglaterra, o meia-armador jogou bem e em 1997 foi negociado junto ao Atlético de Madrid.

Vivendo um ótimo momento na carreira, Juninho Paulista chegou no clube espanhol com a expectativa de ser convocado para a Copa do Mundo de 1998, mas a esperança diminuiu bastante em 3 de fevereiro daquele ano, três meses antes do Mundial.

Em uma partida contra o Celta de Vigo, Juninho Paulista sofreu uma entrada forte de Michel Salgado, que resultou em uma fratura no tornozelo. Ele procurou os mais avançados tratamentos da época, voltou a jogar em tempo recorde e ainda fez um amistoso com a Seleção. Porém, as atuações nem lembravam as de antes da lesão e isso o tirou da lista de convocação de Zagallo para a Copa do Mundo.

Em entrevista ao Bem Amigos, anos depois, Juninho afirma ter sido muito feliz no Atlético de Madrid, mas com arrependimento de ter trocado a liga inglesa pela espanhola. Em resumo, a fratura pelo "Atleti" acabou o deixando frustrado por ter ficado de fora da Copa.

No clube espanhol, Juninho ficou de 1997 até 1999, fez 75 jogos e 22 gols. Após a queda do Atlético de Madrid para a segunda divisão espanhola, ele voltou para o Middlesbrough, antes de retornar para o Brasil e defender o Vasco. Aliás, foi no Cruzmaltino onde ele ganhou a alcunha "Paulista", por causa do outro Juninho, o "Pernambucano".


Depois do Vasco, defendeu Flamengo, mais uma vez o Middlesbrough, Celtic, Palmeiras e Sidney. Nesse período, quando jogava no Flamengo, o meio-campista foi convocado para a Copa do Mundo de 2002, na qual o Brasil conquistou o pentacampeonato.

Juninho Paulista encerrou a sua carreira no time em que começou, o Ituano em 2010. Depois, virou presidente do clube e estava como mandatário da agremiação na conquista do segundo título Paulista do Galo de Itu, em 2014 (o primeiro foi em 2002, em um campeonato que não contou com os grandes). Hoje, o ex-jogador do Atlético de Madrid, é Coordenador de Futebol da CBF.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações