A passagem de Bebeto pelo Botafogo

Por Lucas Paes
Foto: Juha Tamminen

Bebeto jogou por um ano no Botafogo

O atacante Bebeto, que completa 57 anos neste dia 16 de fevereiro foi dentro de campo um dos maiores nomes que o Brasil criou na posição nos anos 1980 e 1990. Conhecido como "Rei dos voleios" na narração de Gustavo Villani do videogame FIFA 21, ele teve diversas grandes passagens ao longo de sua trajetória, sendo ídolo em diversos clubes, principalmente em Vasco e Deportivo La Coruña. Em 1998, acabou contratado pelo Botafogo.

Bebeto chegou a General Severiano depois de fracassar como um dos contratados do Cruzeiro para a disputa do Mundial Interclubes de 1997. Chegava ao Botafogo, segundo dizia na época, para continuar "tendo visibilidade para a Seleção Brasileira.". Estreou pelo clube no torneio Rio-São Paulo daquele ano, em jogo contra o Corinthians, no Morumbi. O jogo terminou 1 a 0 para o Fogão.

No Rio São Paulo, conseguiu ajudar o Botafogo à sair do torneio com o título. Marcou, ao longo da competição, quatro gols, todos na primeira fase da disputa. No resto do ano, não conseguiu ajudar a Estrela Solitária a ganhar o Campeonato Carioca e seus nove gols no Brasileirão não foram suficientes para que o clube alçasse grandes voos. Conseguiu, pelo menos, disputar a Copa do Mundo de 1998 como jogador do Botafogo. Era titular do Brasil vice-campeão para a França.


Em 1999, foi um dos destaques da equipe durante a Copa do Brasil, ajudando o Fogão à chegar na final da competição, contra o Juventude. Favorito, porém, o Glorioso perdeu por 2 a 1 no Rio Grande do Sul (Bebeto marcou o gol botafoguense) e o empate em 0 a 0 no Maracanã causou a tristeza dos mais de 100 mil presentes. Ao fim daquela competição, Bebeto deixou o clube para jogar pelo Toros Neza, do México.

Ao longo do ano e meio que atuou com a camisa do Botafogo, ele atuou em 58 jogos e marcou 28 gols, números razoáveis, porém distantes do que o baiano já havia feito no auge. Ainda atuaria por Vitória, Vasco e Al-Itihad, da Arábia Saudita, antes de encerrar a carreira como jogador profissional.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações