O primeiro título capixaba do Alegrense em 2001

Com informações do Memória do Futebol Capixaba
Foto: arquivo Revista Placar

O time campeão em 2001 do Alegrense

O Alegrense Futebol Clube, da cidade de Alegre do Sul, no Espírito Santo, deixou uma expectativa grande no ar para quem acompanha o futebol fora da grande imprensa ao anunciar, em suas mídias sociais, que o projeto do clube estaria retornando. Seria uma volta ao futebol profissional? E o "burburinho" é válido, já que a agremiação é bicampeã capixaba, nos anos de 2001 e 2002.

Fundado em 30 de janeiro de 1971, o clube não nasceu tricolor. Ele era alvirrubro e seu escudo era similar ao do America do Rio, só se tornando tricolor décadas depois quando se profissionalizou no fim dos anos 90. Mandava suas partidas no Estádio Benedito Teixeira Leão do Sport Club Rio Branco de Alegre e no Arsílio Caiado Ferreira do Comercial Atlético Clube.

O início da era de ouro do Alegrense foi em 2000. Jogando a Série B do Capixabão, estreando profissionalmente, o Tricolor de Alegre do Sul fez grande campanha. Mesmo com a desorganização quase total de alguns times participantes, Flamengo Capixaba e Tupy de Vila Velha abandonaram a competição no meio deixando a tabela toda desorganizada pois Alegrense, Cachoeiro, Ypiranga e CTE Colatina já haviam disputado partidas contra estes rivais, no fim a competição terminou com Cachoeiro campeão e Alegrense vice conquistando o acesso a Série A 2001.

Em 23 de maio de 2001 o Alegrense conquistava o Campeonato Capixaba pela 1ª vez na história. O estadual contou com 10 clubes jogando em turno e returno todos contra todos, o campeão de cada turno mais os 2 melhores colocados na soma geral de pontos avançavam ao quadrangular final.

No primeiro turno o Alegrense estreou goleando o Rio Branco por 4x1, mas na rodada seguinte sofreu goleada do Serra por 5 a 0, depois dessa derrota o Alegrense não foi mais derrotado no turno, resultando na melhor campanha com 22 pontos 4 a mais que o próprio Serra, o título do turno foi conquistado já na 8ª rodada quando o Alegrense derrotou o Santa Maria por 3 a 1 fora de casa chegando aos 21 contra 15 do Serra como faltava apenas uma rodada o Alegrense já garantia a vaga no quadrangular final.

O returno o Alegrense poderia conquistar o estadual de forma antecipada terminando na liderança. A exemplo do turno brigou ponto a ponto com o Serra, oque fez a diferença foram as duas derrotas, uma para o Serra por 2 a 1 na 2ª rodada outra na antepenúltima rodada para a Desportiva pelo mesmo placar, o Alegrense terminou com 17 pontos empatado com a Desportiva 3 atrás do Serra campeão do returno, agora a próxima fase seria o quadrangular.

No quadrangular final Alegrense e Serra campeões dos turnos e Cachoeiro e Estrela do Norte dois melhores colocados. O Alegrense largou com vitória por 4 a 2 sobre o Estrela, Serra e Cachoeiro ficaram no 1 a 1. A segunda rodada o Alegrense venceu outra vez, 2 a 1 no Cachoeiro fora de casa Serra derrotou o Estrela também fora de casa. Encerrando o turno enfim o Alegrense derrotou o Serra, após sofrer duas derrotas na 1ª fase o Alegrense venceu por 5 a 3 em um jogaço dentro do Robertão casa do time serrano, Estrela e Cachoeiro empataram em 2 a 2 no clássico do Sul.


Pelo returno o Alegrense poderia sagrar-se campeão até em caso de de empate com o Serra, a partida aconteceu em 23 de maio no Estádio Benedito Teixeira Leão, o Alegrense tinha um ataque fez com Admílson, Alexandre baby, Éldio e Amarildo, nesta partida mostrou toda sua força ofensiva, com gol de Admílson logo aos 5 minutos do 1º tempo, aos 31 Alexandre Baby deixou o Alegrense ainda mais perto da taça. Éldio aos 30 transformou a vitória em goleada, ali só a virada do Serra para 4 a 3 impediria este título, mas o Serra só descontou aos 44 com Tico Capixaba. Fim de partida em Alegre, o Alegrense Futebol Clube vencia por 3 a 1 e conquistava o inédito título de campeão capixaba, ao Serra restava o bi vice campeonato pois em 2000 havia perdido para a Desportiva.

O Alegrense foi a campo com Erivélton, J.B Viana, Paulo Renato, Marco Antônio, Damião, Giovane Sergipano, Rossi, Vinícius, Eduardo (Paulo César), Admílson e Alexandre Baby (Éldio). Rubens Filho era o treinador. Foram 48 gols em 24 jogos, média de 2 por partida, Amarildo com 12 gols foi o artilheiro deste estadual.

Em 2002, o Alegrense repetiu o feito e conquistou novamente o título. Em 2003, o clube foi o segundo colocado na primeira fase, mas acabou apenas em quarto no quadrangular final. Porém, o pior veio em 2004: o clube abriu mão da disputa da competição e abandonou o futebol profissional. Quem sabe a volta seja neste 2021.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações