Fio Maravilha e o dia em que ele ajudou a 'destruir' o Flamengo pelo São Cristóvão

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Fio teve boa passagem pelo São Cristóvão

Completando 75 anos neste dia 19 de janeiro, o atacante Fio Maravilha foi imortalizado por uma excelente música de Jorge Benjor. O folclórico jogador foi ídolo da torcida do Flamengo nos anos 1960 e está até hoje na lista de grandes nomes que fizeram história vestindo a camisa rubro-negra. Porém, já no final da carreira, Fio foi um terror para os flamenguistas atuando pelo São Cristóvão, em um jogo do Campeonato Carioca em 1975.

O jogo foi disputado no dia 29 de março, no Maracanã. Naquele momento, o rubro-negro já havia tropeçado em uma partida contra o Bonsucesso e precisava dos pontos, o São Cristóvão esperava uma zebra para continuar vivo na disputa. Foi assim que as duas equipes entraram no gigante carioca naquele dia de março, com a maioria esperando uma vitória tranquila dos flamenguistas.

E o duelo começou muito bem para a "nação rubro-negra". Em pouco tempo, com uma bela atuação, um jovem chamado Zico já havia ajudado os rubro-negros a abrirem 2 a 0 no placar. Parecia que a vitória seria tranquila no Maraca, com um São Cristóvão e um fio, velho conhecido da torcida rubro-negra, muito apagados. Só que no apagar das luzes do primeiro tempo, Sena diminuiu o placar. A partir daí, o segundo tempo foi outro jogo. O gol veio com assistência de Fio.

Dispensado pelo Flamengo no ano anterior, por excesso de peso, Fio simplesmente abriu a defesa rubro-negra com ótimos passes, dando outras duas assistências para os gols de Sena, aos 36' do segundo tempo e de Santos, aos 44 minutos da etapa final. Do outro lado do campo, as espetaculares defesas de Renato garantiram a sobrevivência do alvinegro na partida e a vitória no apito final.


Fio ainda passou por alguns clubes até se aposentar, em 1981, no New York Eagles. Apesar de não ter números espetaculares, acabou imortalizado pela música "Fio Maravilha", que chegou inclusive a ser entoada pelos flamenguistas no Maracanã. Depois de aposentado, ficou pelos Estados Unidos, onde inclusive operou os dentes protuberantes que eram uma característica marcante do jovem Fio, o que aliás fez com que seja quase irreconhecível.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações