A história dos acessos do futebol paulista nas divisões nacionais

Por Bruno Miotto
Foto: Marcos Freitas / Agência Mirassol

Novorizontino e Mirassol quando se enfrentaram no Paulistão 2020. As duas equipes conquistaram o acesso para Brasileirão Série C e ainda podem fazer a final da D

Neste último final de semana, Mirassol e Grêmio Novorizontino passaram pelas quartas do Campeonato Brasileiro da Série D de 2020 e conquistaram o acesso para a Série C da próxima temporada, que será realizada neste ano. Fizemos um levantamento das participações paulistas nas divisões nacionais.

Contando todas as divisões do Brasileirão e a Copa do Brasil, o futebol de São Paulo teve, até hoje, 52 times que já jogaram alguma competição nacional. Desde partir de 1980, São Paulo teve 30 acessos do que é hoje a Série B para a A.

Desde de 1981, os times paulistas conquistaram 22 acessos da Série C para a B em 39 anos. E desde 2009, São Paulo teve sete acessos da Série D para a C. Se contar todas as edições de B, C e D, as equipes do estado Bandeirante somam 59 acessos em 90 edições de campeonatos de divisões inferiores do Brasileirão.

O estado de São Paulo é o único do Brasil que teve três acessos no mesmo ano para a Série B, o único com dois acessos no mesmo ano na B e na Série C (quatro vezes) e agora, com esses acessos de Mirassol e Grêmio Novorizontino, o único estado com dois acessos na Série D na mesma temporada. O futebol paulista é um dos poucos estados do país (além de Paraná, Minas e Rio) que conquistaram todas as divisões do futebol nacional.

Sem querer menosprezar Floresta e Altos, que mereceram, e muito, o acesso para a Série D, mas a chance de termos uma "final caipira" entre Mirassol e Grêmio Novorizontino é grande. As últimas vezes que isso aconteceu foram em 1989 (Bragantino x São José, na Série B) e 1994 (Novorizontino x Ferroviária, na C).


Mais um dado interessante: mesmo se não acontecer a final entre Mirassol e Grêmio Novorizontino na Série D, o estado de São Paulo continuará sendo o único no Brasil com finais entre times nas divisões inferiores do Brasileirão.

Em 2021, São Paulo terá 18 equipes em competições nacionais. Todos os times da Série A1 do Paulistão estarão em alguma divisão do Brasileirão, exceto o São Caetano. Oeste e Portuguesa, na A2, também estão garantidos. Além disso, o Marília, da A3, jogará a Copa do Brasil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações