Valdomiro, o recordista colorado e um dos herois de 1976

Foto: divulgação

Valdomiro com a bola no pé

Em 12 de dezembro de 1976, o Internacional batia o Corinthians, por 2 a 0, no Beira-Rio e conquistava o bicampeonato brasileiro. Cobrador da falta que originou o primeiro gol do jogo, de Dario, e autor do segundo tento, Valdomiro é um ídolo do Colorado, tendo estado nos três títulos nacionais, e recordista de jogos com a camisa vermelha.

Valdomiro é um recordista. De seu pé, partiu o cruzamento do Gol Iluminado de Figueroa, em 1975. Uma temporada depois, foi além, primeiro cobrando falta que originou gol de Dadá, depois anotando, também de bola parada, o segundo na final nacional contra o Corinthians.

Atleta que mais vezes vestiu a camisa colorada, somando 711 partidas pelo Inter, Valdomiro Vaz Franco entrou para a história alvirrubra também por seus gols, assistências e títulos, mas principalmente devido à biografia que ostenta.

O camisa 7 do Tri brasileiro construiu carreira que em muito se parece à alma alvirrubra. De origem humilde, encarou com a cabeça erguida altos e baixos, destilou muito suor para chegar ao topo e, uma vez nele, não esqueceu de suas raízes.

Nascido em Criciúma, o ponta-direita chegou ao Inter em 1968, após boa passagem pelo Comerciário, time de seu município. Fora indicado, inclusive, por outra lenda colorada, Tesourinha. Inicialmente contestado a ponto de ouvir vaias em seu aquecimento, Valdomiro percebeu que não existia melhor resposta à desconfiança para com seu futebol do que o empenho.

De tanto treinar, praticar e melhorar, passou a aterrorizar defesas com seus cruzamentos de efeito, chutes indefensáveis e intensa velocidade. Assim, com muita paciência e determinação, acumulou rótulos como homem Gre-Nal, decacampeão gaúcho e tri brasileiro. Com estes, eternizou-se na história Colorada.


Ficha técnica

Posição: Atacante
Data de Nascimento: 17/02/1946
Naturalidade: Criciúma (SC)

Carreira:
Internacional: 1968 – 1980
Millionarios: 1980 – 1981
Internacional: 1982 – 1982
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações