8 de dezembro de 2020 - Um dia para ficar na história da luta contra o racismo no futebol

Com informações do UOL
Foto: Getty Images

Jogadores debatem sobre a atitude racista do quarto árbitro

O movimento feito pelos jogadores de Paris Saint-Germain e Istanbul Basaksehir, em partida válida pela Liga dos Campeões da Europa, na última terça-feira, dia 8, vai entrar para a história do futebol e da luta contra os racismo. Os atletas abandonaram o campo de jogo após descobrirem que o quarto árbitro da partida, o romeno Sebastien Coltescu, se dirigiu ao camaronês Pierre Webó, ex-jogador camaronês e membro da comissão técnica do time turco, com palavras de cunho racistas.

Webó que Coltescu, se dirigiu a ele dizendo "retire esse negro", aos 15 minutos de jogo. A partida foi paralisada pouco antes dos 15 minutos do primeiro tempo depois que o atacante Demba Ba, do Istanbul, questionou o quarto árbitro, o romeno Sebastien Coltescu, por uma expressão racista direcionada a Pierre Webó. Neymar e Mbappé, do PSG, engrossaram o coro e as equipes se retiraram de campo. O jogo ainda estava 0 a 0.

"Você nunca diz: 'este cara branco', você diz 'este cara'. Então me ouça, por que quando você menciona um cara negro você diz 'este cara negro?", questionou Demba Ba.

Imediatamente, os atletas dos dois times foram conversar com o árbitro. Leonardo, diretor de futebol do PSG, também entrou em campo. Em imagens veiculadas pelo Esporte Interativo, Neymar e Mbappé disseram ao juiz da partida que não jogariam se o quarto árbitro estivesse em campo. Após cerca de 15 minutos de indefinição, os atletas dos dois times saíram de campo.


Entidade vai investigar o caso - A Uefa, que organiza a Liga dos Campeões, disse que vai 'conduzir uma investigação aprofundada' para apurar o que houve na partida.

"A UEFA está ciente de um incidente ocorrido durante o jogo desta noite da Liga dos Campeões entre o Paris Saint-Germain e o Istanbul Basaksehir e vai conduzir uma investigação aprofundada", escreveu a entidade em sua conta oficial no Twitter. "O racismo e a discriminação em todas as suas formas não têm lugar no futebol", completou.

A partida da Liga dos Campeões foi suspensa e será retomada amanhã com uma outra equipe de arbitragem, às 18h55, no horário local, 14h55 de Brasília.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações