A história escrita negativamente - O Alianza Lima está rebaixado no Peru

Por Lucas Paes
Foto: Reprodução/Movistar

O Alianza Lima foi rebaixado no Campeonato Peruano

O rebaixamento é muitas vezes uma página extremamente triste e negativa na história de um clube de futebol, principalmente quando este é considerado como um dos grandes de seu país. A exceção da Inglaterra, onde todos os clubes já caíram alguma vez, ao redor do mundo a alcunha de nunca rebaixado é motivo de orgulho para muitas torcidas. Alguns clubes, porém, mesmo grandes, passam por esse martírio mais uma vez, mesmo que em eras diferentes do futebol. O Alianza Lima, um deles, foi rebaixado neste sábado, dia 28, no Peru. 

Já vindo mal das pernas há algum tempo, o tradicional clube peruano se via próximo de um rebaixamento como não havia acontecido na era profissional. Sem contar com o apoio de sua torcida em meio a pandemia, os Potrillos dependiam só de sí para não serem rebaixados na última rodada, mas acabaram derrotados pelo Sport Huancayo por 2 a 0 e acabaram descendo para a segunda divisão, depois de uma campanha terrível na classificação geral do Apertura e Clausura. A derrota causou confronto entre torcedores revoltados e o policiamento nos arredores do Estádio Nacional de Lima. 

Este não foi exatamente o primeiro descenso da equipe roxa e branca. Em 1938, quando o Peru ainda sequer vivia a era do profissionalismo, o Alianza Lima acabou rebaixado após um péssimo campeonato na Liga Peruana, indo jogar a chamada Primeira Divisão de Lima, numa segunda divisão regionalizada. Sem sustos, a equipe subiu para a primeira divisão de novo em 1939, lotando seus jogos pelos pequenos campos onde jogava, já que, mesmo no amadorismo ainda, o Alianza já era um fenômeno de popularidade.

Outro clube que vem mal das pernas, mas que conseguiu se salvar, pelo menos em 2020, foi o Universitário, que já havia fugido da queda em 2018 fora das quatro linhas. Vivendo uma crise já há alguns anos, um dos maiores rivais do rebaixado Alianza tenta recuperar seus dias de glória num país onde era um dos grandes que dividia o protagonismo nacionalmente.


Já os Rodillos Negro, chamados inclusive de Íntimos de la vitória devido a sua grandeza, agora terão de amargar o duro caminho do retorno a elite do futebol peruano, contando que não ocorra uma virada de mesa, o que aliás não é exatamente comum no Peru, apesar do caso do Universitário em 2018. Como tantas outras ao redor do planeta, a torcida dos Grones terá de viver o árduo martírio da segunda divisão, que costuma ser uma catarse de aproximação entre torcedor e equipe, pelo menos no Brasil. O apoio de sua gente será essencial para que o Alianza volte a primeira divisão o mais rápido possível, independente se dentro ou fora das canchas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações