Pelé 80: A carreira do Rei no cinema

Com informações do Santos FC
Foto: divulgação

Com Silvester Stallone no filme Fuga para a vitória

O Rei Pelé foi muito além da esfera do futebol, tornando-se uma das pessoas mais conhecidas da humanidade. Participou de diversas campanhas publicitárias, teve participação na política brasileira, compôs músicas e teve uma grande carreira no cinema.

Em 1962, no ano em que o Rei conquistou dois títulos mundiais, um pelo Santos e outro pela Seleção Brasileira, foi lançado o primeiro filme em sua homenagem, “O Rei Pelé”. O Atleta do Século teve algumas aparições durante o filme. Alguns de seus companheiros de Santos também participaram do longa: Zito, Pepe, Tite, Pagão, Dorval, Lima, Maneco e Vasconcelos, além do técnico Lula e o presidente Athié Jorge Coury.

O filme foi baseado num livro de Pelé com coautoria de Benedito Ruy Barbosa, com diálogos escritos por Nélson Rodrigues e narração de Lima Duarte.


O seu primeiro filme desencadeou uma série de convites e participações no cinema. Em alguns casos, atuou diretamente e em outros, como um personagem.

Em entrevista concedida no ano de 2011, Pelé afirmou que interpretava desde criança, e tinha como referência os atores Juanquito, Oscarito e Grande Othelo.

Confira abaixo, uma lista de documentários e filmes com participações do Rei do Futebol:

O Rei Pelé (1962) - O primeiro filme contando a história do Rei.

Brasil verdade (1964) - União de quatro documentários com comentários de Pelé.

O Barão Otelo no barato dos bilhões (1971) - Ainda no decorrer de sua carreira, Pelé participou pela primeira vez de um filme como um personagem, como “Dr. Arantes”.

A Marcha (1972) - Como “Chico Bondade”, Pelé foi um escravo liberto que tenta ajudar companheiros na fuga dos senhores de engenho.

Passe Livre (1974) - No documentário que homenageia o ex-meia Afonsinho, que desafiou o regime militar, o Rei deu o seu depoimento.


Isto é Pelé (1974) - Documentário produzido e divulgado assim que Pelé anunciou sua saída do Santos.

Os Trombadinhas (1979) - Além de atuar, Pelé também contribuiu com o roteiro. Ele interpreta personagem que tenta ajudar a encerrar a desigualdade social.

Fuga para a vitória (1981) - Produzido nos Estados Unidos, é um dos filmes mais conhecidos que o Rei participou. Como prisioneiro Luis Fernández, o Rei atuou ao lado de nomes como Michael Caine e Sylvester Stallone. No longa, vários detentos desafiam o exército nazista para uma partida de futebol.

A vitória do mais fraco (1983) - Mais uma vez a convite de John Houston, mesmo diretor de “A Fuga para a Vitória”, Pelé vive um dos responsáveis por tentar salvar um orfanato.

Pedro Mico (1985) - Como ator principal, o Rei vive um ladrão de joias que acaba fugindo da polícia e descobre, por acaso, a história de Zumbi dos Palmares.

Os Trapalhões e o Rei do Futebol (1986) - Produzido para comemorar os 20 anos dos Trapalhões, Pelé vive o repórter esportivo Nascimento, ao lado de Didi, Dedé, Mussum e Zacarias.

Hotshot (1987) - Pelé participa como um grande orientador de um jogador de futebol americano, que tem o sonho de se tornar um grande atleta.


Primeiro de Abril, Brasil (1988) - O filme relembra a história da ditadura militar no Brasil, com uma breve participação do Rei.

Pelé Eterno (2004) - Documentário mais conhecido sobre a carreira do Rei do Futebol, que além de lindas imagens de sua carreira, conta com depoimentos de Pelé e de uma série de outros atletas.

Once in a Lifetime (2006) - O documentário realizado em homenagem ao New York Cosmos, contou com a essencial presença do Rei.

Pelé: O Nascimento de uma Lenda (2017) - A produção americana até o momento é a ultima obra lançada em homenagem ao Rei. O filme conta o começo de Pelé e aborda a Copa do Mundo de 1958.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações