O início de Valdano pelo Newell's Old Boys

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Valdano começou sua carreira no Newell's

Parte do lendário time da Quinta Del Buitre, apesar de não formado no Real Madrid, Jorge Valdano foi dentro de campo um dos grandes jogadores que a argentina produziu. Completando 65 anos neste dia 4 de outubro, o técnico atacante passou por apenas quatro clubes em sua trajetória dentro dos gramados, numa história que teve seu início na cidade de Rosário, mais precisamente no Newell's Old Boys.

Valdano chegou muito jovem aos Leprosos, fazendo boa parte de sua base nos rubro-negros. Lapidado como uma joia, o atacante estreou pelo clube no ano de 1973, numa partida diante do All Boys que terminou 4 a 0 para o NOB em que ele marcou inclusive o último gol do duelo. Jogou um torneio metropolitano onde o Newell's ficou apenas no meio da tabela. Rapidamente começou a chamar atenção por sua qualidade dentro de campo e pela boa técnica,

Na temporada seguinte, ajudou seu clube a conquistar pela primeira vez o Campeonato Argentino, num ano onde o torneio de disputa pelo título envolveu os dois eternos rivais da cidade de Rosário, Newell's e Rosário Central. Jogou pouco naquela conquista, marcando um gol em três jogos, passando a ter mais oportunidades apenas no ano seguinte.

Ficou no Newell's até o ano de 1975, quando acabou negociado com o modesto Deportivo Alavés, na época um clube da segunda divisão da Espanha, depois de fazer 12 gols durante a temporada. Foi também o ano em que Valdano recebeu sua primeira convocação para a Seleção Argentina. O atacante, que seria chamado mais tardiamente de Filósofo do Futebol, deixou os Leprosos com 14 gols marcados em 52 jogos vestindo preto e vermelho.


Seria do Alavés que Valdano iniciaria a caminhada para construir sua história, passando depois por Zaragoza e enfim Real Madrid, clube onde virou ídolo. Em 2011 foi reconhecido como sócio honorário do Newell's. O argentino ainda teve uma carreira como treinador, vivendo seu principal momento também no Madrid, onde foi campeão espanhol comandando a equipe.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações