Fluminense e MTV - De patrocinador a até amistoso contra seleção de músicos

Foto: arquivo

Camisa do Fluminense patrocinada pela MTV

Em 20 de outubro de 1990 estreava nas telinhas a Music Television Brasil, ou, simplesmente MTV Brasil. Lançada pelo grupo Abril, que conseguiu a concessão dos direitos do uso da marca na matriz norte-americana, a emissora marcou época na televisão brasileira, por causa dos clipes musicais e linguagem específica para os jovens.

Porém, a filial brasileira da MTV teve que se adaptar à cultura local e uma das ações foi envolver o futebol com a emissora. A Music Television brasileira teve torneio de futebol (Rock & Gol), mesa redonda (Rock & Gol de domingo) e especiais em Copas do Mundo. Porém, a MTV Brasil teve uma grande relação com um time de futebol: o Fluminense, patrocinando a camisa do clube e até organizando um amistoso entre o Tricolor e uma seleção de músicos.

A MTV Brasil passou a patrocinar o Fluminense em 1997. O clube não vivia um bom momento, já que tinha sido rebaixado no Brasileirão de 1996, mas uma virada de mesa manteve o Tricolor na primeira divisão. Porém, na primeira temporada em que a emissora estampou o seu logo na camisa, o time carioca foi novamente rebaixado.


Mas, no acordo entre o Fluminense e a MTV tinha uma ação com intuito bacana, mas que acabou virando chacota no futebol. No dia 1º de dezembro de 1997, data em que se lembra do combate à AIDS, o Tricolor enfrentou uma seleção de músicos que disputavam os torneios da emissora (o já citado Rock & Gol).

Nos dias que antecediam o jogo, alguns músicos chegaram a tirar sarro do Fluminense, que havia acabado de ser rebaixado no Brasileirão. Outros, alertavam que apesar da má fase, eram jogadores profissionais, que estariam muito mais preparados.

Chegou o dia 1º de dezembro e o Estádio Moça Bonita recebeu um público razoável, que entregou 1 kg de alimento (que foram doados para instituições de combate à Aids) em troca do ingresso. E o que aconteceu foi um "massacre" do Fluminense em cima do time de músicos.

O Fluminense venceu pelo elástico placar de 12 a 0. Os gols foram marcados por Roger (2x), Arthur (2x), Flavinho, Dirceu, Jorge Luís, Yan (2x), Cadu, Marcelo Cardoso e Márcio Costa. Isso tudo em apenas 50 minutos, já que a partida foi disputada em dois tempos de 25. O árbitro da partida foi Daniel Pomeroy, que já foi árbitro FIFA.

Gabriel O Pensador falando do jogo

Entre os músicos, entraram em campo nomes como Andreas Kisser e Igor Cavalera (Sepultura), Lello e Samuel (Skank), Frejat e Guto Goffi (Barão Vermelho), os VJ's Edgar e Rodrigo, Dado Villa-Lobos (Legião Urbana), Toni Garrido (Cidade Negra), o cantor Ivo Meirelles e o ator e líder da Blitz, Evandro Mesquita.

Em muitos lugares, de zoação, colocam que o Fluminense perdeu o jogo ou até que teria tomado um gol do VJ Cazé (que, na verdade, não conseguia nem chutar uma bola direto). Mas a verdade é que o Tricolor acabou dando uma sonora goleada em uma bela ação social.

Entretanto, a boa atitude do Fluminense com o seu patrocinador não melhorou a situação da equipe dentro de campo. O Tricolor, em 1998, teve outro rebaixamento, da Série B para a Série C, onde em 1999 foi campeão e com a João Havelange em 2000, foi para o grupo principal daquele ano e em 2001 voltou à Série A do futebol nacional.

Já a MTV Brasil, a do grupo Abril, ficou no ar até o dia 30 de setembro de 2013, deixando saudade nos fãs. A Viacom, dona da marca, reabriu, em canal fechado, uma nova versão da emissora no Brasil, mas que nem de perto lembra a MTV Brasil clássica.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações