Rockgol MTV - O torneio dos músicos no canal televisivo

Supla e Toni Garrido: dois dois poucos músicos que tinham futebol para mostrar também

Em meados dos anos 90, mais precisamente 1995, a Music Television Brasil, ou simplesmente MTV Brasil, começava a ficar popular, invadia as televisões, aumentando sua rede de retransmissoras e ditava os grandes sucessos do pop rock por aqui. Bandas como Mamonas Assassinas, Raimundos, Skank, O Rappa e Planet Hemp, entre outras, não paravam de ter seus clipes veiculados pela emissora.

Naquela época, o futebol brasileiro também voltava a ser o centro das atenções, principalmente com a conquista do tetracampeonato mundial, um ano antes. Como a grande maioria dos membros das bandas citadas eram fanáticos pelo esporte, a MTV resolveu criar o torneio de músicos, denominado "Rockgol".

De 1995, quando teve a primeira edição do torneio, até 2013, quando foi realizada a última (vale ressaltar que não houve bola rolando nos anos de 2009, 2010 e 2012), muitos músicos passaram pelos gramados. Tá certo, a grande maioria é uma lástima com a bola nos pés, mas alguns até mostravam talento.

No auge do campeonato, no início dos anos 2000, a dupla que transmitia os jogos com um belo humor, Paulo Bonfá e Marco Bianchi, ganhou uma mesa redonda aos domingos, na emissora, que, pasmem, comentava o que acontecia nos campeonatos profissionais! É isso mesmo!

Em todos os anos, os jogos eram gravados previamente e veiculados durante a semana, no horário noturno. Vale lembrar que em 2004 houve até uma versão de futebol de praia, no verão. Vamos conferir as edições, os formatos de cada campeonato e os campeões:

Raimundos no primeiro torneio, em 1995

1995 - No primeiro ano, oito bandas participaram, no formato de mata-mata. Podiam jogar os músicos e roadies. Para incrementar a disputa, os times faziam antes uma disputa de pênaltis para ver quem jogaria pelo empate. Além disso, alguns ex-jogadores profissionais, como Cesar Maluco e Serginho Chulapa, reforçaram as equipes. Os jogos eram realizados em São Paulo. Campeão: Skank.

1996 - Em 1996 o campeonato já contava com dezesseis bandas inscritas, contavam com participação de rodares e músicos. Campeão: Sr. Banana.

1997 - Depois de dois anos em que o campeonato também tinha ex-jogadores e roadies, somente bandas, cantores e músicos podiam jogar. Além disso, No ano de 1997 o Rockgol só podia ser disputado por músicos e cantores que tinham seus clipes veiculados pela MTV, e também foi o primeiro a ser transmitido na íntegra na programação. O campeonato passou a ter maior número de bandas escritas para o torneio, e foi o primeiro campeonato que contou com combinado de bandas várias bandas no mesmo time. Campeão: Cidade Negra.

1998 - Mesma regra do ano anterior. Campeão: O Rappa.

1999 - Mesma regra do ano anterior. Campeão: Skank, com membros do Dread Lion e Baia Rocks Boys.

2000 - Primeira edição fora de São Paulo, realizada no Estádio da Gávea no Rio de Janeiro. Campeão: Claudinho & Buchecha e Os Morenos.

2001 - Os times já precisavam ter nomes de bandas e sim algo que unisse todos os envolvidos no combinado. Os jogos voltaram para São Paulo. Campeão: M.S.T: (Cidade Negra, Nocaute, SPC, Afro Reggae, Toni Platão).

Comunidade Nin-Jitsu e Natiruts: uma dobradinha que deu títulos

2002 - Depois de todos os torneios anteriores em formato eliminatório, se introduziu o sistema de grupos, com doze times divididos em 3 grupos (grupo M, grupo T e grupo V, completando MTV) na primeira fase. Os melhores times dessa fase (os vencedores de cada grupo, mais o melhor segundo colocado) passam à fase decisiva. Os times passaram a ser escolhidos em sorteio. Campeão: Comunidade Natidanja (Comunidade Nin-Jitsu, Natiruts, Daniel Carlomagno, Jair Oliveira).

2003 - Primeira edição com nomes pré-escolhidos. Por coincidência as duas bandas que formavam a base do campeão anterior se reuniram, levando a um bicampeonato. Campeão: Papas Fritas (Comunidade Nin-Jitsu, Natiruts, Kiko Zambianchi)

2004 - Durante a programação de férias da MTV no verão de 2004, foi feita a versão Rockgol de Praia, jogado na praia de Maresias. Os times tinham nomes de cor, sendo campeões o time Azul (LS Jack, Lucas Santtana e Otto). Já a décima edição contou com equipes com nomes de animais. Campeão: Aranhas Negras (Br'oz, Shaaman, Felipe Dylon, Rappin' Hood)

2005 - As equipes tinham nomes de doenças. Campeão: Resfriados (Br'oz, Helião, Korzus, Supla).

2006 - Em 2006, foi um campeonato menor para a cobertura da Copa de 2006, tendo apenas 2 grupos com quatro times. Os times tinham nomes de países fictícios, mas o que ganhou era, justamente, um país que realmente o nome existe, mas era uma forma de satirizar o treinador Vanderlei Luxemburgo. Campeão: Luxemburgo (CPM 22, Forgotten Boys, Comunidade Nin-Jitsu, Relespública, Xis, Leandro Sapucahy, Marcelo D2).

2007 - Os nomes eram paródias de clubes. Campeão: Horríver Prata (Forfun, Nação Zumbi, Maldita, Sapienza).

2008 - Em 2008, os times tinham nomes inspirados em um artista do time. Campeão: ForFun Soccer Camp (Forfun, Zefirina Bomba, Rock Rocket, Leela, Forgotten Boys e Simoninha).

Skank venceu em três oportunidades

2011 - Em 2009 e 2010, não houve edições do campeonato por decisão da emissora. Em 2011, o torneio retornou com a apresentação de Marcelo Adnet e Eduardo Elias. O torneio volta para o Rio de Janeiro, na Arena dos Prazeres (Pleasure Arena ou Prazerzão), no Morro dos Prazeres. Campeão: Skank (Skank, Tihuana, Sabonetes, Emicida, Toni Platão).

2013 - A última edição foi realizada no Estádio Jack Marin, Parque da Aclimação, em São Paulo. Campeão: CPM 22 (CPM 22 , Sabonetes, Rancore, Esteban).
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações