Airton Pavilhão - Um dos símbolos da história do Grêmio

Foto: arquivo

Airton Pavilhão foi um dos maiores zagueiros da história do Grêmio

Um dos maiores ídolos da história do Grêmio completaria, se estivesse vivo, 86 anos neste sábado, dia 31 de agosto de 2020. Trata-se de Airton Pavilhão, que foi um dos melhores zagueiros que vestiram a camisa do Tricolor.

Airton Pavilhão, nascido em 31 de agosto de 1934, iniciou sua carreira em 1949 jogando no Força e Luz, um pequeno clube do Rio Grande do Sul, que costumava revelar jogadores e que Inter e Grêmio sempre iam buscar. Em 1954 foi negociado com o Grêmio, através de uma transação que foi no mínimo muito curiosa, assim como foi curiosa a negociação do jogador Oreco que jogava num time da cidade de Santa Maria-RS e foi adquirido pelo Internacional de Porto Alegre com a promessa do Inter construir um Muro que iria cercar todo o estádio daquele time do interior.

Anos depois Oreco foi jogar no Corinthians, onde ficou por oito anos, chegando inclusive a defender nossa seleção brasileira em oito oportunidades. Airton era um zagueiro de muita raça, com isto, logo que chegou ao Grêmio ganhou a simpatia da torcida tricolor.

Airton chegou ao Tricolor em 1954, no ano de inauguração do estádio Olímpico. Em sua primeira passagem pelo Clube, Pavilhão ficou por seis anos, transferindo-se para o Santos. No ano seguinte, o atleta voltou ao Tricolor onde ficou por mais seis anos.


Airton Pavilhão foi um dos atletas que mais vestiu a camisa Tricolor, dedicando 13 anos de sua vida ao Clube, somando com 592 partidas e 18 gols marcados. Atuando como zagueiro, foi Hexacampeão Estadual de 1962 a 1967 e atuou ao lado de outros grandes nomes como Ortunho, João Severiano, Juarez, Paulo Lumumba e Alcindo.

Airton foi um dos primeiros homenageados pelo Grêmio na Calçada da Fama em 1996, como forma de eternizar sua passagem pelo Clube. O ex-zagueiro também atuou como conselheiro do Clube, além de ter recebido o título de Atleta Laureado. Além disso, uma das ruas que circunda a Arena do Grêmio recebe o seu nome como mais uma das homenagens feitas à ele.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações