A história está escrita na Holanda - Ajax faz 13 a 0 no Venlo

Por Lucas Paes
Foto: Agência BSR

Jogadores do Ajax comemoram um de seus gols

No futebol, muitas vezes, a diferença entre uma equipe e outra causa goleadas históricas. Um placar de 4 a 0, 5 a 0 ainda é algo mais corriqueiro, comum até em duelos onde as equipes teoricamente são de nível semelhante. Nesses casos, não é preciso nem ir muito longe, basta lembrar de casos como o Manchester City recentemente fazendo 4 a 0 no Liverpool, as diversas goleadas recentes do Barcelona no Real Madrid ou mesmo o 4 a 0 do Santos em cima do Flamengo no Brasileirão passado. Neste dia 24 de outubro de 2020, na Holanda, porém, se viu a história ser escrita: o Ajax aplicou simplesmente sonoros 13 a 0 em cima do Venlo.

O jogo sequer foi disputado na Amsterdam Arena, para que se tenha ideia. O duelo foi no acanhado De Koel, estádio do modesto, porém relativamente tradicional VVV Venlo, que tem como fato interessante na sua história justamente o seu curioso nome. Pelo prognóstico, já se esperava uma vitória até tranquila dos Godenzonen e até mesmo uma goleada, mas o placar de 13 a 0 configura a maior saraivada de gols da história da Eredivisie, divisão principal do Campeonato Holandês, além de ser a primeira vez na história da competição onde um time marca 13 gols numa única partida.

O confronto em si mostrou todo o repertório de jogadas do Ajax, que finalizou 45 vezes na partida e em 13 delas a bola foi as redes. O placar não foi maior inclusive devido a uma atuação interessante de Van Crooy, que defendeu diversas finalizações e evitou que o placar chegasse até a conta de duas dezenas. O histórico marcador foi facilitado pela expulsão de Kum, que simplesmente deu uma voadora no brasileiro Antony, ex-jogador do São Paulo. A porteira, que já estava aberta com um primeiro tempo que terminou em 4 a 0, escancarou após esse fato.

Para quem ficou curioso, os gols foram de Traoré (5), Ekkelenkamp (2), Huntelaar (2), Tadic, Antony, Bling e Martinez. O jovem Lassina Traoré, autor de cinco gols, assumiu com a atuação de gala o topo da artilharia da Eredivisie. No campeonato, o Ajax lidera com 15 pontos, mas espera a partida do seu rival PSV, que pode assumir a liderança caso vença, já que tinha 13 pontos até este sábado.


Goleadas com dois dígitos no placar são coisas raras, dádivas do esporte bretão que não costumam ocorrer nem mesmo em duelos de copas nacionais, onde as vezes um time da primeira divisão enfrenta um da quarta, quinta, ou no caso inglês até da oitava. No Brasil, foram poucos exemplos até hoje, sendo o 10 a 1 do Corinthians no Tiradentes e o 10 a 0 do Santos no Naviraiense os mais "conhecidos". É mais raro ainda que aconteça um placar dessa magnitude entre times da principal divisão de um país, onde na teoria se tem um jogo minimamente nivelado. No futebol europeu, então, rareiam mais ainda exemplos semelhantes, apesar do Bayern ter chamado a atenção recentemente num amistoso de pré-temporada onde enfiou um 20 a 2. Esses motivos tornam o feito do Ajax tão imenso e já tão histórico.

Apesar dos gigantes de Amsterdam serem protagonistas de muitas páginas históricas do futebol, além de, em grande parte, responsáveis pelo jogo ser como conhecemos hoje, é difícil imaginar que esta goleada mude alguma coisa para a equipe na temporada 2019/2020. O Ajax caiu num grupo complicado na Liga dos Campeões, onde estão as forças quase sobrenaturais de Liverpool e Atalanta e não tem mais a inspiração do incrível time que só não chegou na final da Liga dos Campeões ano passado por um dia endiabrado de Lucas Moura. Mas, se não vai mudar o panorama da temporada, mantendo apenas a já esperada briga pelo título na Eredivisie, fica pelo menos como mais um registro desse enorme livro de feitos dos Godenzonen: além de todos os outros recordes, a maior goleada da história da primeira divisão holandesa agora também é do Ajax.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações