Velloso no Santos FC em 1993

Foto: Gazeta Press

Velloso em jogo contra o Corinthians

O ex-goleiro Wagner Fernando Velloso está completando 52 anos neste 22 de setembro de 2020. Marcado por ter defendido o Palmeiras por 11 anos, entre 1988 e 1999, o arqueiro também ficou bastante tempo no Atlético Mineiro, já na parte final da carreira. Porém, em sua fase no Verdão, ele chegou a ser emprestado para dois clubes: União São João, em 1992, e Santos, tema deste artigo, no ano seguinte.

Velloso, quando assumiu a titularidade no Palmeiras, depois que Zetti quebrou a perna em um jogo contra o Flamengo, em 1988, tomou conta da posição como se fosse um experiente goleiro. Eram elogios de todas as partes e em 1990 foi convocado por Paulo Roberto Falcão para a Seleção Brasileira. Jogou o amistoso contra a Espanha, onde levou três gols. Esta partida parece que mudou os ventos na carreira do goleiro.


O jogador foi perdendo espaço no Verdão. Enquanto isto, o Palmeiras ia testando goleiros. Jogou Cesar, Sérgio e o clube até buscou o veterano paraguaio Gato Fernandez, ex-Internacional e pai do atual arqueiro do Botafogo, Gatito Fernandez. Enquanto isto, foi emprestando Velloso. Primeiro, em 1992, como já citado antes, para o União São João. Em 1993, ele voltou ao Palmeiras e não foi aproveitado no primeiro semestre.

No mesmo ano, o Santos vivia um problema na posição. Depois da saída de Sérgio, que foi titular vários anos do Peixe, a equipe teve no Paulistão 1993 Maurício, Nilton e Gomes como camisas 1 durante a campanha. Nenhum deles se firmou na posição e o Peixe, que estava investindo na montagem da equipe, contratando nomes como o do zagueiro Ricardo Rocha, fez um acordo com o Palmeiras e contratou por empréstimo Velloso.


Naquele segundo semestre de 1993, o Santos jogou o Campeonato Brasileiro e a Supercopa da Libertadores. Na competição continental, foram apenas dois jogos, contra o colombiano Atlético Nacional, e eliminação na primeira fase. Já no Brasileirão, o Peixe foi mais longe.

Com Velloso como titular em todas as partidas, sem dar chances aos reservas, o Santos passou pela primeira fase como segundo do seu grupo, ficando atrás apenas do líder Palmeiras, que tinha uma máquina de futebol. Aliás, naquela competição, o Verdão perdeu apenas duas partidas, ambas para o Peixe.


Na segunda fase, o Santos ficou em terceiro, atrás de Vitória e Corinthians, viu o time baiano ir à final e perder o título para o Palmeiras. O Peixe foi o quinto colocado naquele Brasileirão, com uma campanha até que boa, mas a fila continuava.

Na virada de 1993 para 1994, o Santos trocou de presidência: saiu Marcelo Teixeira e entrou Miguel Kodja Neto. Os investimentos diminuíram e o forte time daquele Brasileirão foi desmontado e Velloso foi devolvido ao Palmeiras. Pelo Peixe, o goleiro fez 31 jogos.


Na volta ao Verdão, Velloso recuperou a confiança e conquistou a titularidade ainda em 1994. Só foi perder a posição cinco anos depois quando se lesionou e Marcos passou a jogar, não saindo mais. O goleiro acabou indo para o Atlético Mineiro, onde ficou até 2004, e encerrou a carreira no ano seguinte, defendendo o Atlético Sorocaba. Ele tentou ser treinador e hoje é comentarista do programa Os Donos da Bola, da Bandeirantes.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações