Brasil 7 x 0 Chile - Um dia em que Pelé não jogou com a camisa 10

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Pelé já usou a 9 na Seleção Brasileira

Pelé é o maior jogador da história do futebol, por consequência, também é o maior da Seleção Brasileira e maior expoente da camisa 10 amarelinha. Mas, em um jogo contra o Chile, em 17 de setembro de 1959, no Maracanã, o Rei não usou o número que ganhou fama com ele. Naquele duelo, no Maracanã, válido pela Taça O'Higgins, os Canarinhos venceriam, aliás, goleariam por incríveis e absurdos 7 a 0, com Pelé usando a camisa 9. O resultado é a maior goleada do confronto.

A Taça O'Higgins foi um torneio amistoso disputado entre brasileiros e chilenos em cinco edições, com quatro títulos brasileiros e dois chilenos, sendo o último, em 1966, dividido entre as duas equipes. Naquele dia de setembro de 1959, no Maraca, 80 mil pessoas viram uma atuação de gala dos brasucas. O primeiro gol brasuca veio logo cedo, com Pelé, aos três minutos de partida. Dorval ampliou, três minutos depois, o rei marcou mais duas vezes, aos 14' e aos 28'.

Já com o resultado basicamente definido, o Brasil demorou bastante a marcar gols no segundo tempo, fazendo o quinto gol somente aos 28', com Quarentinha, que marcou mais um aos 37'. Um minuto depois, o gol Dino Sani fechou a absurda goleada da na época atual campeã da Copa do Mundo. Aquela foi apenas mais uma das goleadas da Amarelinha nesse período, numa época de ouro para o futebol brasileiro. 


Aquele torneio, curiosamente, ainda previa um segundo jogo, que foi disputado no Pacaembu, também lotado e vencido pelos Canarinhos com gol de seu camisa 10, não, não o Rei Pelé, o Quarentinha. Garantindo assim o título da Copa O'Higgins de 1959.

Foram poucas as vezes em que Pelé usou alguma camisa diferente da 10 pela Seleção Brasileira, mas nem essas poucas ocasiões podem mudar a relação do Rei do Futebol com o número, o craque que mudou a história de um número no futebol.

←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

  1. Na preliminar futebol fentre atrizes e cantotes entrecelas conchita marcatenhas e virginia lane

    ResponderExcluir

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações