As experiências de Beckenbauer como treinador

Por Lucas Paes
Foto: Imago

Beckenbauer treinando o Bayern de Munique

Completando 75 anos neste dia 11 de setembro, Franz Beckenbauer, vulgo o Kaiser (Imperador em alemão) é um dos maiores nomes da história do futebol germânico. Dono de diversos feitos dentro de campo vestindo a camisa do Bayern e do Nationalelf, ele teve também uma carreira relativamente "curta", porém de sucesso como treinador, marcada principalmente por suas passagens pela Alemanha e pelo Bayern de Munique.

A trajetória de Franz na casamata começa já ao final de sua carreira, com o ex-craque sendo chamado para a "bucha" de dirigir o selecionado da Alemanha Ocidental no ciclo rumo a Copa do Mundo de 1986. Fez já de cara um trabalho elogiável, levando os tedescos ao México e conseguindo um vice-campeonato, perdendo na final para a Argentina de um tal de Diego Maradona. Com a confiança da confederação local, seguiu no comando do time.

O ciclo para a Eurocopa de 1988, disputada em casa, acabou sendo de certa forma decepcionante, já os alemães caíram apenas na semifinal, mesmo jogando a competição em casa, acabando por ver a Holanda levar o título, após eliminar os mandantes. Porém, com o trabalho sendo mantido, montou um ótimo time, que contava com valores como Brehme, Voller, Matthaus e Klinnsmann para se vingar da Argentina e vencer a Copa do Mundo de 1990, conquistando o sonhado terceiro título mundial, igualando assim o número de conquistas de Brasil e Itália. 

Assumiu em 1990 o comando do Olympique de Marseille, mas não deu certo a frente do gigante francês, deixando o clube no meio da temporada. Três anos depois, em 1993, assumiu em meio a temporada, mais precisamente no final de dezembro, o comando técnico do Bayern de Munique, ao mesmo tempo em que seguia como presidente do clube e acabou ajudando a equipe a se recuperar e buscar o título alemão, num biênio em que o clube assumiu a ponta na 23ª rodada e não largou mais.


Acabou voltando para aquela que seria sua última experiência como treinador pouco tempo depois nos próprios bávaros. Essa foi por sinal extremamente curta. Antes comandado por Otto Rehhagel, os gigantes de Munique tinham um bom elenco, mas que vivia em rota de colisão com as maluquices de seu treinador e com o próprio jeito de comandar a equipe. O fim da linha para o ex-técnico do Werder chegou apenas no final de abril, quando Beckenbauer assumiu novamente o posto e acabou levando o título da Copa da UEFA, conquistado com um placar de 5 a 1 no agregado, com duas vitórias, uma por 2 a 0 em Munique e outra por 3 a 1 na França. Foi um encerramento com chave de ouro para a trajetória do Kaiser como treinador.

Apesar dos poucos anos em clubes e dos relativamente poucos títulos comparados ao que fizera dentro de campo, Beckenbauer tem a marca de ser um dos poucos campeões da Copa do Mundo como treinador e como jogador. Hoje o alemão tem o cargo de dirigente de honra nos Bávaros, sendo respeitado como um dos maiores, se não o maior, ídolos da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações