A passagem de Leônidas pelo Peñarol

Por Lucas Paes
Foto: Arquivo

Leônidas vestindo a camisa do Peñarol

Antes de ganhar seu primeiro título mundial, em 1958, o Brasil já começava a produzir craques de quilate absurdo em suas terras. Antes do time absurdo de 1950, a primeira seleção que encantou o mundo vindo das terras tupiniquins veio em 1938 e nela havia um dos maiores jogadores da história do futebol brasileiro e mundial, o craque Leônidas da Silva, que neste 6 de setembro de 2020 completa-se 107 de seu nascimento. Entre os vários clubes pelo qual o Diamante Negro jogou, ele teve uma passagem simplesmente absurda pelo Peñarol, gigante uruguaio.

Leônidas foi visado pelos uruguaios após seus dois anos ótimos jogando pelo Bonsucesso. Ainda em 1933 ganhou o campeonato brasileiro de seleções sendo destaque do time carioca e vencendo o torneio diante da Seleção Paulista que tinha um tal Friendenreich. Assim acabou sendo contratado pelo time de Montevidéu, para ser o grande craque da equipe.

Na equipe carbonera, o Diamante Negro acabou sendo atrapalhado pelas lesões, que o impediram de mostrar todo o futebol que já havia exibido com seus ainda tenros 20 anos de idade na época. Ainda assim, jogou bem o suficiente para ganhar o apelido de homem de borracha, devido a habilidade absurda que mostrava com a bola no pé e a facilidade assustadora para driblar e fintar adversários de todas as maneiras possíveis.


Acabou por jogar apenas um ano pelo Peñarol, retornando para jogar pelo Vasco da Gama em 1934. No total, segundo dados da Wikipedia, marcou 11 gols em 16 jogos pelos Carboneros. Há uma discordância, já que a brasileira afirma 28 gols em 25 jogos. Infelizmente, por tudo ter ocorrido em tempos onde o futebol estava no máximo se profissionalizando, é difícil encontrar números oficiais. 

Independente disso, mesmo não tendo um super desempenho vestindo aurinegro, Leônidas ficou marcado na história do Peñarol por sua habilidade e inventividade e é um dos grandes nomes a vestir a camisa do clube. A lenda do futebol brasileira deixou esta terra para o plano dos craques eternos no início de 2004, mais precisamente em 24 de janeiro, deixando um imenso legado e histórias de seu grande futebol.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações