A passagem de Capitão pelo São Paulo

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação/SPFC

Capitão com a camisa do São Paulo

Oleúde José Ribeiro, mais conhecido como Capitão, é uma das figuras mais conhecidas dos adoradores do futebol brasileiro dos anos 1990. Um dos maiores ídolos da história da Lusa, o ex-volante era dono de um futebol de muita capacidade defensiva, mas também fazia seus gols. O volante, que completa 54 anos neste dia 19 de setembro, chegou ao São Paulo depois de passagem pelo futebol japonês, em 1998. 

No Morumbi, chegou logo de cara num time que mostrou, pelo menos no início do ano, alguma qualidade. Capitão acabou recuado da 'volância' para a zaga e se tornou um dos pilares da equipe durante a disputa do Campeonato Paulista daquele ano. O tricolor chegou na decisão e acabou vencendo o Corinthians, contando no segundo jogo da final com o retorno de Raí ao Morumbi, sendo que o ídolo acabou marcando o primeiro gol da final. Aquele foi o primeiro título da carreira de Capitão.

Só que o resto da temporada não foi bom para o Tricolor Paulista. Na Copa do Brasil, o Tricolor do Morumbi acabou caindo nas quartas de final para o Vasco da Gama. No Brasileirão, o Tricolor mais passou perrengue do que qualquer outra coisa. Oleúde não estava em campo quando o seu time levou 7 a 2 da Lusa, clube onde é ídolo. O Tricolor terminou aquele Brasileirão a apenas quatro pontos da degola, num dos piores e mais surpreendentes desempenhos de sua história.


Oleúde ficaria no Morumbi até 1999. Se despediu do São Paulo indo para outro tricolor, o Grêmio. Disputou 61 jogos com a camisa são-paulina e não marcou nenhum gol. Ficou apenas a memória de seu primeiro título como jogador profissional, já que o ano de 1998 não deixou mais nenhuma história boa para os tricolores.

Capitão passou ainda por Grêmio, Portuguesa Santista, Guarani, Botafogo de Ribeirão Preto, CSA e Sport, antes de encerrar sua trajetória como jogador de futebol, no clube onde mais se identificou em toda a sua carreira: a Lusa, no ano de 2004.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações