A história de Shevchenko com o Dinamo de Kiev

Por Lucas Paes
Foto: Getty Images

Shevchenko atuando pelo Dinamo

Completando 44 anos neste dia 29 de setembro, o atacante Andriy Shevchenko foi enquanto jogador um dos mais temidos camisas noves da história do futebol europeu. Ídolo absoluto da torcida do Milan e praticamente uma representação física dos piores pesadelos da torcida da Internazionale, o ucraniano chegou inclusive a ganhar uma Bola de Ouro da France Football. Essa história toda começa com a camisa do Dinamo de Kiev.

Cria da base do time da capital da Ucrânia, Shev estreou pelos profissionais da equipe em 1994, sob a batuta do treinador Josef Szabó e não decepcionou. Mostrou um bom futebol já na sua primeira temporada pelo clube, mas foi no biênio 1995/1996 que estourou de vez pela equipe, com 16 gols na liga nacional, conquistando pela segunda vez seguida o título. Aliás, o título da Vyischa Liha seria conquistado em todas as temporadas de seu começo de carreira.

Se no biênio 1996/1997 teve um desempenho tímido, em momentos onde ainda variava jogos pelos times A e B do Dynamo, na temporada 1997/1998 viveu grande momento, marcando 33 gols ao longo do ano e começando a chamar de vez atenção de grandes equipes do futebol europeu. Marcou inclusive seis gols na Liga dos Campeões, onde o Dinamo fez boa campanha, mas seu grande brilho ainda estava por vir e a temporada seguinte entraria para a história.

Após a dissolução da União Soviética, os times da região que integravam o antigo bloco socialista distavam dos pontos mais altos da Liga dos Campeões, só que na temporada 1998/1999 isso mudou muito graças a Shevchenko. Mantendo mais uma vez um desempenho incrível no campeonato nacional, o Dinamo de Kiev foi demolindo adversários Europa à dentro. Deixou pelo caminho na primeira fase de grupos times como Arsenal, Lens e Panathinaikos para enfrentar o Real Madrid nas quartas de finais. Ali, a até então promessa ucraniana virou realidade, quando Shevchenko marcou os três gols de sua equipe, que valeram uma classificação diante dos gigantes madridistas, com um empate por 1 a 1 em Madrid e uma vitória em Kiev por 2 a 0.


O sonho do Dinamo acabou na semifinal, quando os ucranianos venderam caríssimo a eliminação para o Bayern de Munique, com Shevchenko marcando outras duas vezes no jogo em Kiev. artilheiro da Liga dos Campeões com oito gols, o atacante acabou terminando sua primeira passagem pelo clube sendo negociado com o Milan, fechando sua trajetória com 94 gols em 166 jogos.

Retornou ao seu clube de juventude na temporada 2008/2009, ficando mais três anos nos Branco-azulados antes de se aposentar. Nesta segunda passagem, marcou 30 gols em 83 jogos, anunciando o fim de sua carreira dentro dos campos ao fim do biênio 2011/2012. No total, marcou 124 gols em 249 jogos pelo Dinamo, sendo para sempre um dos grandes ídolos da história do clube.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações