O primeiro jogo do Palestra Italia

O time do Palestra Italia em 1915

O Palestra Italia, o atual Palmeiras, que completa 106 anos de fundação neste 26 de agosto de 2020, já nasceu para o futebol com craque em campo, vitória e conquista de troféu. Coube a Spartaco Bianco Gambini, um dos maiores zagueiros do país em todos os tempos, a honra de ser o autor do primeiro gol da vida futebolística do Palestra logo em sua partida inaugural, feito que comemora em 24 de janeiro de 1915. Bianco converteu a cobrança de pênalti na vitória sobre o Savoia de Votorantim, no Campo do Castelão, na atual cidade de Votorantim-SP, à época um distrito de Sorocaba-SP, e Alegretti, também de pênalti, marcou o segundo gol palestrino, selando o triunfo por 2 a 0 e a conquista de seu primeiro troféu: a Taça Savoia.

Fundado em 26 de agosto de 1914, o clube, que em 1942 fora obrigado a mudar de nome para Palmeiras devido às perseguições sofridas durante a Segunda Guerra Mundial, reservou os primeiros meses de existência para se dedicar à montagem de um esquadrão que tivesse condições de rivalizar com os principais clubes da época.

Bianco, já craque consagrado, foi um dos primeiros a adotar a causa alviverde de representar a numerosa colônia italiana na cidade e, prontamente, aderiu ao Palestra. Sua trajetória nos campos começou em 1905 defendendo o Clube Atlético Tiradentes, no Campo do Tramway da Cantareira. Devido aos negócios do seu pai, sua família teve que se mudar para Buenos Aires, na Argentina. Em 1909, ingressou no Gimnasia y Esgrima, da segunda divisão local, sendo campeão por aquela agremiação e causando grande repercussão. O time era formado pelos lendários irmãos Brown.

Regressando para São Paulo em 1913, filiou-se ao Sport Club Corinthians Paulista. Pelo time de Parque São Jorge, tornou-se campeão paulista em 1914 e fez furor no amistoso diante do Torino da Itália em sua visita a São Paulo. Em 1915, defendeu as cores do Mackenzie, pelo qual foi convocado para a seleção paulista para o primeiro embate da história diante dos cariocas.

Quando o Palestra Italia surgiu, foi amor à primeira vista. Largou o Mackenzie e passou a defender o Alviverde, clube onde ficou por 14 anos como jogador e capitão e depois ainda foi técnico, em 1930/31 e 1944 (neste último ano, sagrando-se campeão paulista). Bianco esteve presente também na primeira conquista da seleção brasileira no Sul-Americano de 1919. Coube a ele ser o grande líder e ídolo da esquadra palestrina em seus primeiros anos.

O jogo - O embate entre Palestra Italia e Savoia teve início às 14h15. As duas equipes queriam muito ganhar: o Savoia, por jogar em casa, e o Palestra, por fazer o seu primeiro jogo. Segundo um relato da época feito pelo periódico Fanfulla, o duelo foi conturbado, tendo inclusive um ‘sururu’ (suposta discussão áspera entre os atletas). O primeiro tempo foi disputado. No segundo, o Palestra se impôs e decidiu em dois lances de pênaltis.

“Um goal ia sendo marcado, mas a defesa adversária prefere salvar como pôde…cometendo pena máxima”, relatou a crônica. Ou seja, de um pênalti originado após, em tese, um toque de mão, o zagueiro e capitão Bianco, grande destaque da partida e primeiro ídolo do clube, marcou o primeiro gol da história alviverde.


“Um minuto depois é marcado um segundo gol. Ferreira, na área penal, comete uma falta e o árbitro, atento e imparcial, pune inexoravelmente”. Alegretti cobrou e deu números finais. “Uma soberba afirmação do Palestra Italia” foi o título usado pela publicação.

O Savoia jogou de uniforme vermelho, com o escudo da família real italiana (a Cruz de Savoia) no peito esquerdo. O Palestra, com o “PI” na camisa, atuou de verde escuro. Na temporada seguinte, a equipe palestrina também adotaria a Cruz de Savoia como distintivo.

Como não foram cobrados ingressos, não há um número oficial do público. Mas, por ter se tratado de um local aberto, um parque, muitas pessoas viram o surgimento daquele que, 100 anos depois, ostentaria a honra de ser o Maior Campeão do Brasil. Uma delas era Luigi Cervo, grande idealizador do Palestra e homem que dedicou sua vida inteira ao clube. Ele, com certeza, sentiu muito orgulho ao ver sua esquadra estrear com um triunfo retumbante.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações