Há exatos 30 anos, Bragantino superava Novorizontino em 'Final Caipira'

Com informações da FPF
Foto: Gazeta Press

O Bragantino campeão paulista de 1990

Há exatos 30 anos, Bragantino e Novorizontino faziam a primeira decisão de Campeonato Paulista envolvendo apenas clubes do interior de São Paulo. Na oportunidade, o time de Bragança Paulista, comandado por Vanderlei Luxemburgo, e com grandes nomes do futebol mundial como Mauro Silva, levava a melhor e ficava com o título da famosa “Final Caipira”.

"Foi um trabalho muito bem feito, estruturou muito bem o time, não só dentro de campo, com profissionais altamente qualificados fora de campo. Acho que é uma receita que os times do interior podem seguir", disse Mauro Silva em Live do Paulistão em Casa.

Regulamento - Em 1990, os 24 clubes foram divididos em duas chaves de 12 equipes e no primeiro turno jogavam contra os do outro grupo. Na segunda fase, jogavam contra os adversários do mesmo chaveamento e os cinco melhores avançavam à terceira fase, com os demais disputando uma repescagem.

Na repescagem, os 12 clubes foram divididos em duas chaves e após jogarem entre si e contra os rivais do outro grupo, o melhor de cada lado retornava à disputa do Campeonato Paulista. Com 14 clubes postulantes ao título, as agremiações foram divididas novamente em dois grupos. Após turno e returno dentro da própria chave, o campeão de cada lado avançaria à final. Assim, o Bragantino, com 18 pontos, e o Novorizontino, com 16, protagonizaram a “Final Caipira”.

Final Caipira - Por ter melhor campanha, o Bragantino tinha a possibilidade de jogar por dois resultados iguais para ficar com o título. Após empate, por 1 a 1, na primeira partida, o campeão seria conhecido no estádio Marcelo Stéfani, em Bragança Paulista, que posteriormente passou a ser chamado Nabi Abi Chedid, local do atual Red Bull Bragantino.

Após um primeiro tempo franco, o Novorizontino se lançou mais ao ataque na segunda etapa, já que tinha a necessidade de buscar a vitória. Aos 21 minutos, Fernando se aproveitou de escanteio cobrado por Róbson e cabeceou para superar o goleiro Marcelo. Cinco minutos depois, o Bragantino chegou ao empate. Mário lançou Tiba, que invadiu a área e bateu cruzado para “devolver” a vantagem ao time local.

Com o término do tempo regulamentar, os clubes disputaram mais 30 minutos de muita emoção com oportunidades para ambos os lados. Apesar das chances criadas, o placar se manteve inalterado para a festa da torcida bragantina, que lotou o estádio Marcelo Stéfani.

“Aquele time do Bragantino era uma mescla de jogadores da base do Guarani, com nove jogadores, e os que vieram da base do Fluminense. Este foi o time que o Luxemburgo usou como base para o Campeonato Brasileiro Série B de 1989, ganhando o Paulista em 1990. O Vanderlei sai, vem o Parreira e esse time vai para a final do Campeonato Brasileiro de 91, então a estrutura que o Bragantino criou foi referência", relembrou Mauro Silva.

A imagem pode conter: comida, texto que diz "Comida Arabe Esfiha, Kibe, Pastas e muito mais... Tel.: 99144-6150 99168-4106"

Sucesso - Protagonistas em 1990, muitos personagens que estiveram presentes na ‘Final Caipira’ deixaram o seu legado no futebol mundial. As equipes eram comandadas por Vanderlei Luxemburgo, maior vencedor da história do Campeonato Paulista com nove títulos, e por Nelsinho Baptista, que venceria o Brasileiro com o Corinthians no mesmo ano.

Além dos treinadores, os jogadores também marcaram história no futebol como Mauro Silva, ex-volante do Bragantino, e Márcio Santos, ex-defensor do Novorizontino. Ambos foram campeões mundiais com a Seleção Brasileira em 1994, no Estados Unidos.

"A gente fala muito da necessidade do investimento, não só dentro de campo, mas na estrutura e na equipe profissional. O Bragantino realmente investiu em campo e o trabalho foi muito bom, tanto que, se você olhar na final, o banco de reservas tem o Pintado, que depois teve uma carreira incrível no São Paulo, o Silvio, que chega na Seleção Brasileira depois. Além disso, aquele Bragantino me negociou direto com o Deportivo La Coruña-ESP, negociou o Mazinho direto com o Bayern de Munique-ALE, ou seja, era um time do interior que já fazia negócios direto com os times estrangeiros", finalizou o tetracampeão do mundo e atual Vice-Presidente da FPF, Mauro Silva.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações