Confrontos decisivos da terceira fase marcam o retorno da Copa do Brasil 2020

Por Luiz Felipe Gaspar
Foto: Livia Villas Boas / CBF

O cobiçado troféu da Copa do Brasil

Após mais de cinco meses, o torneio mais democrático do Brasil está de volta. A Copa do Brasil, segundo campeonato mais importante do pais do futebol, foi paralisado em março por conta do surto de corona vírus que ainda assombra o mundo, mas será retomado à partir desta terça (25), com os jogos de volta da terceira fase da competição, ainda sem a presença dos torcedores. 

A partida entre Afogados (PE) e Ponte Preta (SP), que será realizada às 16h no estádio Vianão, na cidade de Afogados da Ingazeira, em Pernambuco, marcará o reinício do torneio. No jogo de ida, em Campinas, os paulistas venceram por 3 a 0 e podem perder por até dois gols de diferença para avançar a quarta fase, além disso a Macaca campineira vem de duas vitórias seguidas na Série B e no momento, ocupa a quarta posição no torneio nacional. 

Ainda no dia 25, só que às 19h, América (MG) e Ferroviária (SP) duelam pela classificação no estádio Independência, em Belo Horizonte. No primeiro jogo disputado em Araraquara, empate por 0 a 0. Portanto, quem vencer fica com a vaga e em caso de um novo empate, por qualquer placar, a vaga será decidida nas cobranças de pênalti, já que o gol marcado fora de casa não é mais fator determinante na Copa do Brasil. Os mineiros não perdem a três rodadas na Série B, o lhe dá um certo favoritismo. 

Para fechar o primeiro dia de reinicio da competição, o Fluminense (RJ) receberá o Figueirense (SC) às 21:30h, no estádio do Maracanã, para tentar manter a boa fase, já que a equipe vem de vitória pelo Brasileirão, mas também para reverter a vantagem miníma que os catarinenses obtiveram na partida de ida. A promessa é de um bom jogo, já que o Figueirense fez bonito em sua última apresentação na Série B, quando venceu o Botafogo (SP) fora de casa. 

Na quarta-feira (26), a Copa do Brasil prossegue com mais cinco partidas. O Cruzeiro (MG) viaja até Maceió para tentar uma classificação heróica diante do CRB (AL). O jogo terá seu ínicio às 16h. No primeiro duelo disputado em Minas Gerais, os alagoanos venceram por 2 a 0. Ambas equipes estão em posições intermediárias na Série B, mas vale lembrar que os mineiros iniciaram a segunda divisão com seis pontos negativos por conta do não pagamento pelo empréstimo do volante Denílson no ano de 2016.


No mesmo horário, também se enfrentam América (RN) e Juventude (RS), na Arena das Dunas em Natal. No primeiro embate em Caxias do Sul, empate por 1 a 1. A equipe gaúcha vem de dois empates seguidos pela Série B e encara a Copa do Brasil como uma chance de retomar a boa imagem que conseguiu no futebol brasileiro no final dos anos 90 e ínicio dos anos 2000. 

Um dos duelos mais interessantes será entre Paraná e Botafogo, que se enfrentarão mais tarde, ás 19h, no estádio Durival de Britto em Curitiba. Os cariocas venceram a primeira partida pela vantagem mínima, ou seja, avançarão de fase com um simples empate. Além disso, o Botafogo é uma das poucas equipes que ainda não sabem o que é perder no Brasileirão, mas que com certeza não terão vida fácil ao enfrentarem o atual líder isolado da Série B e também invicto Paraná. 

No único duelo entre times da Série A do Brasileirão, Goiás e Vasco vão se enfrentar no Hailé Pinheiro, mais conhecido como estádio da Serrinha, em Goiânia, ás 21:30h. O Verdão do Centro-Oeste joga pelo empate, já que venceu o jogo de ida em São Januário por 1 a 0, e no último fim de semana conseguiu bater o Atlético (GO) no clássico regional válido pelo principal torneio do futebol brasileiro, resultado que tirou o Esmeraldino da zona de rebaixamento. Já o Vasco atravessa um de seus melhores momentos nos últimos anos, principalmente após a volta do futebol, no começo do mês passado, e poderá contar com o artilheiro argentino Germán Cano, um dos artilheiros do nacional com três gols. O cruz maltino é o atual vice líder da Série A e só não retomou a liderança pois ficou no empate sem gols com o Grêmio na última rodada. 

Também ás 21:30h de quarta, Vitória (BA) e Ceará (CE) farão o clássico nordestino no Barradão em busca da classificação. Na reedição de um dos jogos das quartas de final da Copa do Nordeste deste ano, vencida pelo Vozão (que foi campeão), o Rubro-Negro baiano terá que vencer por pelo menos dois gols de diferença, pois na partida de ida no Castelão, em Fortaleza, os cearenses venceram pelo placar mínimo. Ambas equipes não atravessam um bom momento. O Ceará, mesmo vencendo o seu primeiro jogo na Série A na rodada do último fim de semana diante do Bahia, ocupa a penultima colocação do torneio. Já o Vitória, que mesmo mantendo sua invencibilidade na Série B após cinco rodadas, ocupa uma posição intermediária na tabela de classificação. 

Outras duas partidas acontecem na quinta-feira (27). O Brusque (SC) recebe o Brasil de Pelotas (RS) às 19h no estádio Augusto Bauer, em Santa Catarina, e vai tentar se aproveitar do bom momento que vive na Série C do Brasileirão e também do fato dos gaúchos estarem na zona de rebaixamento da Série B para defender a vantagem que conquistou no primeiro jogo, quando venceu por 1 a 0 em Pelotas.


Para encerrar a terceira fase da Copa do Brasil, o São José (RS) encara o Atlético (GO) ás 21:30h no estádio Francisco Novelletto, mais conhecido como Passo D'Areia, localizado em Porto Alegre. Os goianos não vivem um bom momento, pois perderam o clássico para o arqui-rival Goiás no fim de semana e no momento encaram a zona de rebaixamento da Série A. Em contraste ao seu oponente, os gaúchos estão entre os quatro melhores no seu grupo na terceira divisão nacional. 

Após conhecermos as dez equipes classificadas para a quarta fase da Copa do Brasil 2020, um sorteio será realizado pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol) para definir os confrontos, que acontecerão no mês de setembro e também serão no sistema de ida e volta. Por fim, os cinco times remanescentes se juntarão a Flamengo, Palmeiras, Athlético (PR), São Paulo, Internacional (RS), Grêmio, Santos e Corinthians (representantes brasileiros na Libertadores 2020); Red Bull Bragantino (atual campeão da Série B); Fortaleza (campeão da Copa do Nordeste 2019) e Cuiabá (campeão da Copa Verde 2019) para que sejam disputadas as partidas válidas pelas oitavas de final da competição, e assim seguindo o mata-mata até as grandes finais, que só seram disputadas em fevereiro de 2021.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações