Como está ficando o calendário do futebol paulista em 2020 na retomada

Foto: Reprodução / Google

Sede da Federação Paulista de Futebol

Série A1 caminhando para o seu fechamento, A2 com data confirmada de retorno, Feminino com equipes já treinando, outras competições com previsões de volta e boa parte dos torneios de base provavelmente não serão realizados. Fizemos um levantamento de como está o calendário do futebol paulista com essa volta depois da paralisação por conta da quarentena devido à pandemia de coronavírus, falando sobre todos os campeonatos realizados pela Federação Paulista de Futebol (FPF).

MASCULINO

Paulista Série A1 - A primeira competição que retornou, no dia 22 de julho. O campeonato está na fase semifinal, tanto no principal como no Troféu do Interior. A final está marcada para o próximo domingo, dia 8 de agosto.

Paulista Série A2 - Outra competição que já tem data para a volta: dia 19 de agosto. As equipes já estão em treinamento, se preparando para o retorno. Na A2, faltam três rodadas para o fim da primeira fase e o mata-mata.

Paulista Série A3 - A Série A3 já tem data estipulada para o retorno da competição: 20 de setembro. Antes, 10 de agosto, está previsto os testes de saúde e físicos e sete dias depois os treinamentos. Estas datas ainda precisam de aprovação do Governo do Estado de São Paulo. Na A3, ainda faltam quatro jogos para o fim da etapa inicial e o mata-mata.

Paulista Segunda Divisão Sub-23 - Ainda não há data confirmada para o início da competição. Há conversas de bastidores que a Segundona possa começar em outubro, com um regulamento novo e competição em tiro curto. Porém, nada confirmado. A criação da Série B2 para 2021, que estava prevista no regulamento original, já foi descartada pelo presidente da FPF, Reinaldo Carneiro Bastos. Até por isto, há uma possibilidade de mudança no número de participantes. A entidade já confirmou que não irá punir as equipes desistentes.

Copa Paulista - Em entrevistas, o presidente da entidade disse que a Copa Paulista deve começar com a Série A3 ainda em andamento, entre o final de setembro e o começo de outubro. Porém, ainda não há confirmação e nem estipulação oficial de datas. Mas vale lembrar que a FPF já enviou para os clubes as diretrizes iniciais do torneio.

Paulista Sub-20 Primeira Divisão - Deve ser, provavelmente, a única competição de base a ser realizada neste ano. Na sexta-feira, dia 31, houve um Conselho Técnico onde foram estipuladas as datas de testes (24 de agosto), treinos (31 de agosto) e jogos (3 de outubro). Porém, assim como a Série A3, ainda precisa de aprovação do Governo do Estado.

Paulista Sub-20 Segunda Divisão - Há poucas informações sobre a realização do Paulista Sub-20 da Segunda Divisão. Nos bastidores, houve quem defendesse uma competição única, com as duas divisões juntas, mas como a reunião da última sexta-feira só contou com clubes das Séries A1, A2 e A3, isto, provavelmente, não deverá acontecer.

Paulista Sub-15 / Sub-17 - Provavelmente a competição não será realizada em 2020, voltando na próxima temporada. Há quem defenda que os campeonatos sejam Sub-16 e Sub-18 apenas em 2021.

Paulista Sub-11 / Sub-13 - Assim como o Sub-15 e Sub-17, dificilmente serão realizados em 2020. Também há quem ache que as idades devam subir um ano somente em 2021.

Copa São Paulo de Juniores 2021 - As equipes Sub-20 trabalham sua temporada encerrando em 25 de janeiro, data tradicional da final da Copinha. Apesar de conversas falando do adiamento do torneio de 2021 por alguns meses, a FPF, na reunião com os clubes do Paulista Sub-20, informou a intenção de realizar a competição entre os dias 2 e 25 de janeiro de 2021. Nesta segunda-feira, dia 3, haverá reunião da FPF com os clubes de outros estados interessados a participarem da Copinha.


FEMININO

Paulista - As equipes já foram liberadas para os treinamentos. Porém, ainda não há uma definição para o retorno dos jogos. Um Conselho Técnico em 14 de agosto deve ser realizado e, provavelmente, a competição retorne em setembro, como novo regulamento e, até número diferente de equipes participantes.

Copa Paulista - Competição que teve sua primeira edição realizada no ano passado, com jogos em Vinhedo, não deverá ter em 2020. Seu futuro é incerto.

Paulista Sub-17 - Assim como nas competições de base no Masculino, a competição não deverá ser realizada, voltando apenas na próxima temporada.

Paulista Sub-15 - O Paulista Sub-15 Feminino era para ter começado em 28 de março, dias depois do início da quarentena. Era a primeira vez que a FPF iria organizar a competição, substituindo o Festival Sub-14. Provavelmente o torneio vai ficar para 2021.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações