A história de Jardel no Ferroviário

Com informações do Ferroviário AC
Foto: divulgação

Jardel visitando o Ferroviário: onde tudo começou para o artulheiro

Mário Jardel foi um dos grandes artilheiros do futebol mundial. Ele, que completa 47 anos neste 18 de agosto, foi o único brasileiro a conquistar por duas vezes o troféu Chuteira de Ouro da Europa. Em sua trajetória, o atleta soma passagens por equipes como Vasco da Gama, Grêmio, Porto, Sporting, Galatasaray (Turquia), além de convocações e gol pela Seleção. Porém, sua vida futebolística começou no Ferroviário, em 1990, e depois ainda teve uma passagem em 2009.

Defendendo o Ferroviário, Jardel, que nasceu em Fortaleza, fez sua estreia no time profissional em 28 de agosto de 1990, quando ainda não havia completado 17 anos de idade, na goleada por 4 a 0 sobre o Guarani de Juazeiro, no estádio Elzir Cabral. Com destacadas atuações, foi negociado, no ano seguinte, junto ao Vasco da Gama, onde atuou de forma brilhante e depois seguiu caminho no Grêmio, até chegar no futebol europeu.

Quase vinte anos após sua estreia profissional pelo time coral, o atacante retornou ao Ferroviário como a maior contratação da história do futebol cearense. De forma inédita, a apresentação do jogador aconteceu em rede de televisão para todo o Estado do Ceará, ao vivo, no início da transmissão do jogo Icasa 3 a 4 Ferroviário, no dia 1° de fevereiro de 2009.

Na ocasião, Jardel vestiu a camisa coral no ar e anunciou seu retorno, convocando o torcedor coral para sua volta triunfal de helicóptero, três dias depois, no Barra do Ceará. Realmente foi um frisson, era um grande astro que voltava para a sua primeira casa.


A volta de Jardel ao time que o projetou teve repercussão mundial, principalmente em Portugal, onde foi ídolo das torcidas do Porto e do Sporting. Em sua reestreia, em um Elzir Cabral completamente lotado, um golaço de Jardel e vitória coral por 2 a 1 sobre o Quixadá, na noite de 11 de março de 2009.

O atacante coral entrou aos 28 minutos do segundo tempo e voltou a vestir a camisa coral oficialmente depois de 18 anos. Aos 37 minutos, após cruzamento da direita, a bola chegou no peito do centroavante, que tirou a marcação do zagueiro e, com uma facilidade impressionante, chutou por cobertura, marcando um golaço.
←  Anterior Proxima  → Inicio

Um comentário:

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações