Paulista Cup explica situação da organização diante da pandemia


As entidades que fazem torneios de futebol no Brasil estão paralisada por conta da quarentena devido a pandemia de coronavírus. Com a Paulista Cup, que no ano passado realizou diversas competições de base, contando com times tradicionais do estado de São Paulo, passa pela mesma situação. Conversamos com um dos idealizadores da organização, Rodrigo Colucci, que passou como está o cenário diante deste problema de saúde.

O Curioso do Futebol - Como a Paulista Cup vem trabalhando nesta quarentena?

Rodrigo Colucci - Tivemos que parar o torneio início Sub-15 Elite, Sub-15 e Sub-17 antes da conclusão. Íamos fazer um Sub 20, inclusive com a equipe convidada do Universitario de Sucre, da Bolívia. Estamos acompanhando todas as notícias referentes ao futebol e ao país sobre como proceder. Ainda estamos definindo muitas coisas, mas ainda temos muitas incertezas quanto ao retorno e os métodos a adotar. Porém, pretendemos realizar as competições assim que tivermos a autorização para iniciar.

OCDF - E os preparativos para o retorno, como estão sendo? 

RC - A organização está conversando com os clubes a respeito da continuidade. Muitos deles querem jogar nossas competições e a grande maioria sinalizou que pretende disputar nossos campeonatos assim que obtiverem liberação e autorização. Tanto a Paulista Cup de Clubes como a Paulista Cup de Base (esta com equipes amadoras, projetos e escolinhas) estão na expectativa de muitas adesões para o ano de 2020. Muitas equipes até de outras partes do estado de São Paulo tem buscado informações sobre os campeonatos.

OCDF - Há conversas de bastidores onde há a possibilidade de a FPF não organizar as competições de base em 2020. O que vocês sabem e como vão trabalhar com isto caso aconteça?

RC - O que sabemos basicamente é o que tem sido divulgado pela imprensa. Estamos trabalhando com precaução para sabermos o que poderá ser feito e quais atitudes a serem tomadas.

OCDF - Quantas clubes vocês acreditam que participem das competições?

RC - Não temos como precisar um número exato, mas Graças a Deus, com nosso trabalho, muitas equipes estão sinalizando que irão disputar as diversas categorias que apresentamos, além de várias equipes novas que tem nos procurado. Lembrando que faremos as habituais e já consolidadas Sub-12, 14 (com duas divisões) e 16, além das padrões da FPF, que são Sub 11/13, 15/17 e 20, com as equipes eliminadas nas primeiras fases dos respectivos campeonatos. Na Paulista Cup de Base, faremos todas as categorias do Sub-9 ao Sub-18 (anos pares e ímpares).


OCDF - A Paulista Cup vem conquistando o seu espaço com os torneios de base. O que a entidade aprendeu com as primeiras edições e o que deve ter de novidade em 2020?

RC - Temos como objetivo principal sempre melhorar. A arbitragem é 70% do sucesso de um campeonato e o nível da mesma melhorou muito nos últimos tempos, colocando os árbitros jovens e promissores da Federação Paulista, além de vários nomes já consolidados. O fato do CEO da empresa ser o ex-árbitro da FPF e CBF Rodrigo Braghetto, faz com que sempre busquemos o melhor trabalho possível dos árbitros e assistentes. Além disso, estamos praticando mais formas de interagir com os clubes e com os seguidores, com o Instagram da competição e colocando mais notícias pelo Facebook. O aplicativo Copa Fácil também ajudou um pouco, mas ainda pretendemos lançar o site oficial (www.paulistacup.com.br), que está em fase final de formatação.

A Paulista Cup surgiu como uma opção pela falta de competições nas Categorias pares (Sub 12, 14 e 16) para os clubes e com isso, não havia uma preparação adequada para os jogadores atuarem nas categorias de "ano bom". Com essas categorias e a competição, os clubes e os atletas estão mais preparados para enfrentar as competições estaduais, nacionais e internacionais. Além disso, vários jogadores que hoje estão despontando começaram jogando nossos campeonatos, tais como Antony, Morato, Ed Carlos, Sandry, Ivonei e Reinier. Fora que, ainda temos o Gustagol, que apareceu na Copa Know How, realizada no Nacional Atlético Clube, em 2013, competição que foi o embrião da Paulista Cup. Muitos deles estão atuando nos profissionais de suas equipes, tem tido convocações para a Seleção Brasileira e até estão fora do Brasil.

OCDF - Deixo agora o espaço para a mensagem final.

RC - Agradeço ao Victor, do excelente site O Curioso do Futebol, por ceder o espaço e estar dando toda a atenção possível para a Paulista Cup. Além disso, estamos esperançosos que todos consigam voltar para as suas atividades e que essa pandemia logo acabe e que a vida siga normalmente. Com certeza, muitos estão com vontade dos jogos voltarem o quanto antes, mas temos que ter as devidas autorizações e seguir todos os protocolos de segurança. Feito isso, faremos de tudo para entregar um campeonato em que todos consigam as suas realizações.

Sigam as redes sociais da Paulista cup de clubes e da Paulista Cup de Base:

facebook.com/paulistacupdeclubes - @paulistacupdeclubes

facebook.com/paulistacupdebase - @paulistacupdebase
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações