Cinco títulos e apenas quatro derrotas - O resumo de Jorge Jesus no Flamengo

Com informações da Folha de São Paulo
Foto: divulgação Flamengo

Jorge Jesus conquistou cinco títulos em cerca de um ano de Flamengo

E as informações vindas de Portugal se confirmaram. O Flamengo, nesta sexta-feira, dia 17, confirmou a saída do técnico português Jorge Jesus do comando da sua equipe profissional. O destino do profissional deve ser o Benfica.

Jorge Jesus fez um belíssimo trabalho no comando do Rubro Negro, sendo, provavelmente, o treinador que mais venceu títulos em um curto espaço de tempo na história recente do clube. O retrospecto é muito bom, já que foram apenas quatro derrotas em 57 jogos e cinco títulos. Confira:

OS TÍTULOS

Campeonato Brasileiro de 2019 - Jorge Jesus estreou pelo torneio na 10ª rodada, com goleada por 6 a 1 sobre o Goiás. Sob o comando do português, o Flamengo teve 23 vitórias em 29 rodadas na competição. Perdeu duas vezes, a última delas para o Santos, quando já havia conquistado o título. Ele foi o primeiro treinador europeu a levar o Brasileiro, e o segundo estrangeiro a fazer isso. Apenas o argentino Carlos Volante, vencedor com o Bahia em 1959, havia feito o mesmo. Os 16 pontos de vantagem do Flamengo sobre o segundo colocado (Santos) foi a maior distância entre campeão e vice-líder na história do Brasileiro em pontos corridos, iniciada em 2003.

Copa Libertadores de 2019 - Jorge Jesus estreou com derrota na Libertadores. Ele chegou à equipe antes da primeira partida contra o Emelec (EQU), pelas oitavas de final. O Flamengo devolveu a derrota por 2 a 0 em Quito com vitória pelo mesmo placar no Maracanã. A classificação aconteceu nos pênaltis. A partir daí, o time ficou invicto na competição e conquistou o título sul-americano pela primeira vez depois de 38 anos, ao bater de forma dramática o River Plate (ARG) por 2 a 1 em Lima, com dois gols de Gabriel nos minutos finais.

Supercopa do Brasil de 2020 - O português foi o primeiro técnico campeão do torneio, criado neste ano. Jorge Jesus e o Flamengo enfrentaram o mesmo Athletico que havia sido o responsável pela eliminação na Copa do Brasil nos pênaltis, dentro do Maracanã, em 2019. Em jogo único, no estádio Mané Garrincha, em Brasília, o time carioca venceu por 3 a 0.

Recopa sul-americana de 2020 - Campeão da Libertadores, o Flamengo disputou o troféu da Supercopa em duas partidas diante do Independiente del Valle (EQU), ganhador da Copa Sul-Americana. Depois de empatar em Quito em 2 a 2, a equipe brasileira fez 3 a 0 no Maracanã e ficou com o título.

Estadual do Rio de 2020 - Em um campeonato interrompido por cerca de três meses por causa da pandemia da Covid-19, o Flamengo venceu a Taça Guanabara (como é chamado o primeiro turno), mas perdeu a Taça Rio (segundo turno), nos pênaltis, para o Fluminense. Na decisão estadual, contra o mesmo adversário, venceu as duas partidas. A vitória por 1 a 0 no Maracanã na última quarta (15) foi o último jogo de Jorge Jesus no Flamengo.

AS DERROTAS

Emelec 2x0 Flamengo (24.jul.19) - O pior momento de Jorge Jesus no Flamengo aconteceu dez dias após iniciar o trabalho na equipe. Em seu primeiro jogo pela Libertadores, o time brasileiro jogou mal e foi derrotado por 2 a 0 pelo Emelec, em Quito, pelas oitavas de final da Libertadores. O treinador colocou Bruno Henrique na meia e foi criticado em uma transmissão da partida, chamado de "professor Pardal". Para completar, o meia Diego sofreu fratura no tornozelo. No jogo de volta, o Flamengo conseguiu se classificar.


Bahia 3x0 Flamengo (4.ago.19) - A primeira derrota de Jorge Jesus pelo Brasileiro aconteceu na 13ª rodada e foi causada por 45 minutos ruins do time. O Bahia anotou seus três gols no primeiro tempo e voltou a vencer após dois meses. Com menos de um mês no clube, o português não havia feito ainda o Flamengo assumir a liderança da competição. Estava no terceiro lugar.

Santos 4 X 0 Flamengo (8.dez.19) - O Santos acabou com a sequência de 28 jogos do Flamengo sem perder com uma goleada na Vila Belmiro, gols de Carlos Sánchez (2), Eduardo Sasha e Marinho. Era a última rodada do Campeonato Brasileiro, e o time carioca já havia garantido o título. Dias depois, o Flamengo embarcou para o Qatar para disputar o Mundial de Clubes.

Liverpool 1x0 Flamengo (21.dez.19) - Na final do Mundial de Clubes, que o Flamengo não disputava desde 1981, um gol de Firmino na prorrogação deu ao time inglês o título. Foi a última derrota de Jorge Jesus no time brasileiro, que havia derrotado o Al Hilal (ARS) na semifinal.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

Colabore

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações