"Final Eight" com sede fixa - UEFA define como terminará suas competições

Por Lucas Paes
Foto: Divulgação

A Uefa definiu como será a fase final de suas duas principais competições

Esqueçam Istambul e a final no estádio onde ocorreu há 15 anos a virada do Liverpool sobre o Milan e esqueçam Budapeste. A Liga dos Campeões da Europa e a Liga Europa da temporada 2019/2020 terão sua fase decisiva, contando os jogos que restam das oitavas de final e o resto da competição em sede única. A primeira será disputada em Lisboa e a segunda em quatro cidades da Alemanha, a partir do mês de agosto. Assim decidiu a União das Associações Europeias de Futebol (UEFA).

A reorganização da competição se dá no cenário pós pandemia que o futebol se encontra. Foi a maneira que a entidade máxima do futebol europeu encontrou para conseguir completar suas competições. Nos dois torneios, os jogos que restaram das oitavas de final, no caso da Liga dos Campeões ou dos dezesseis avos de final da Liga Europa serão jogados e a partir deles teremos jogo único nas quartas e oitavas, respectivamente. 

As partidas passarão a ocorrer a partir do dia 5 de agosto, quando estão marcado os duelos faltantes da fase atual da Liga Europa. No caso dos jogos entre Inter e Getafe e Sevilla e Roma, que não tiveram nem a primeira partida, a decisão será com jogo único. Na Liga dos Campeões, a volta ocorre nos dias 7 e 8, também com os jogos restantes das oitavas de final. A partir daí, os duelos das duas copas estarão inseridos num intervalo de tempo de 16 dias, entre os dias 10 e 26 do oitavo mês do ano.

No caso da "Orelhuda", teremos como sede o Estádio da Luz e o José Alvalade, ambos em Lisboa. Se necessário, estão de prontidão o Dragão, em Porto e o Dom Afonso Rodrigues em Alvalade, já que ainda se tem uma indefinição no local dos jogos decisivos das oitavas de final que precisam ser disputados. Já na substituta da antiga Copa da UEFA, as cidades de Colônia, Duisburg, Dusseldorf e Gelsenkirchnen serão usadas e partir das oitavas de final, com a mesma situação de indefinição valendo para os jogos restantes da fase anterior. A decisão sobre estes confrontos ainda será tomada.

Obviamente, assim como em todos os campeonatos que já voltaram, a UEFA seguirá rígidos protocolos médicos e sanitários para a volta das suas competições. O temor sobre uma segunda onda da covid-19 ainda paira sob ares do Velho Continente e neste momento todo o cuidado é pouco para evitar uma nova catástrofe de saúde pública. 

O formato com jogo único será uma mudança interessante no contexto da pandemia. O que assusta um pouco, considerando o histórico da mandatária do futebol europeu (e demais confederações e federações do esporte bretão) é a possibilidade de que se goste da ideia e ela passe a ser adotada em situações corriqueiras, como por exemplo quando voltarmos ao calendário normal. A Euroliga de Basquete, quase um equivalente a Liga dos Campeões, já tem um "final four" com sede definida. Porém, tal mudança só aconteceria, é claro, se fosse lucrativo para os envolvidos.


Potencialmente, a alteração deixa a competição mais aberta do que normalmente é. Com jogos únicos, nada impede por exemplo de, num dia de rara felicidade, a Atalanta, sensação do futebol mundial, eliminar um gigante e chegar a semifinal na briga pela Orelhuda. Porém, a tendência ainda é que isso favoreça times mais prontos, como o fortíssimo Bayern, que já desponta com certo favoritismo para conquistar seu sexto título europeu.  

Restará observar também o impacto sofrido pelas equipes com os duelos ocorrendo sem a presença de torcida, ainda que eles aconteçam em campos neutros. Nas ligas que voltaram, houve um aumento razoável de vitórias dos times visitantes, mas fica a curiosidade em como isso afetará os duelos disputados em campo neutro. A partir de agosto, veremos o futebol europeu afunilar seus campeões em 15 dias de muitas emoções, com dois troféus que, mais do que nunca, podem parar em mãos inesperadas.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações