Conselho Sul-Americano de Novas Federações tem a Terra do Fogo como nova filiada


Neste último domingo, dia 21 de junho, o Conselho Sul-Americano de Novas Federações (CSANF), que reúne as seleções da América do Sul que não são ligadas à Conmebol e à Fifa, formalizou a filiação da Seleção Fueguina de Futebol, através de proposta da organização apresentada à Liga Fueguina Independiente de Fútbol de Rio Grande (LFIF), associação local, aceita pela LFIF e terminada em votação interna no CSANF que resultou positivamente.

A Terra do Fogo é um arquipélago na extremidade sul da América do Sul, formado por uma ilha principal e algumas ilhas menores, cuja principal é dividida pelo Chile (parte ocidental, como parte da província de Magallanes y Antartica Chilena) e Argentina (parte oriental, como parte da província de Tierra del Fuego, Antártida y Islas del Atlántico Sur), sendo assim uma região binacional. O gentílico (adjetivo referente) do nascido na região é "fueguino(a)".

A LFIF representa apenas o lado argentino, localizado na cidade de Rio Grande, uma das principais cidades da região. Fundada em 1984, é uma das duas associações que existem no arquipélago. A outra é a Liga Ushuaiense de Fútbol (LUF), fundada em 2003 e localizada em Ushuaia, capital da província, conhecida como a cidade mais austral do mundo; ambas associações são amadoras, mas apenas a de Ushuaia é afiliada a AFA - Asociación del Fútbol Argentino (desde 2008) com clubes participando do Torneo Regional Federal Amateur, campeonato correspondente a 04a. divisão nacional, que reúne clubes vindos de ligas regionais.


A notícia foi divulgada ontem na região (dia 22) ao vivo através da rádio Aire Libre FM (96.3 MHz) localizada na cidade do Rio Grande em meio a entrevista com Gonzalo Parada, presidente do CSANF. A representação do CSANF no Chile tentará contato com o lado chileno da região para uma conversa visando possibilidade de uma parceria com a LFIF para criar uma Seleção de Futebol representando todo o arquipélago e assim introduzir a Terra do Fogo no cenário do futebol internacional.

CSANF - A entidade reúne seleções que não são ligadas à Conmebol e à Fifa. Com a chegada da Terra do Fogo, a CSANF conta agora com 11 filiados, sendo que os outros 10 são os seguintes: Rapa Nui, Juan Fernández, Aymaras, Mapuche, Mbya Guarani, Fernando de Noronha, Esperanto, Comunidad Armenia Argentina, Indígenas Panamá e Roraima.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações