Americano e os títulos no campeonato do antigo estado do Rio de Janeiro

Por Lucas Paes
Foto: arquivo

Equipe do Americano campeã fluminense em 1975

No primeiro dia de junho de 1914 foi fundado um dos mais tradicionais clubes do futebol do Rio de Janeiro: o Americano, de Campos dos Goytacazes. O alvinegro e arquirrival de outro tradicional clube, o Goytacaz, tem em seu currículo de conquistas um total de cinco títulos do Campeonato Fluminense, antiga versão do estadual quando a cidade do Rio de Janeiro era capital do Brasil e era parte do estado da Guanabara. Com grandes times entre os anos 1960 e 1970, o Americano conquistou por seis vezes a competição, cinco entre essas décadas.

O estado do Rio de Janeiro demorou a ter futebol profissional efetivamente em campeonatos, passando a adotar o profissionalismo apenas na década de 1950 e ainda envolvendo polêmicas entre os times do Vale do Paraíba e de Niterói e Campos, que disputavam fases e torneios municipais diferentes para a classificação para a decisão do torneio Fluminense.


O primeiro título do Americano na verdade foi conquistado por uma seleção da cidade de Campos, que tinha em sua maioria jogadores do alvinegro, no ano de 1939. A segunda conquista viria no ano de 1964, num torneio onde só equipes da cidade de Campos do Goytacazes disputaram a competição, já que a cidade era a única com times profissionais no estado naquele momento. Na disputa do torneio extra, porém, o Mosqueteiro perdeu para o Eletrovapo de Niterói. Ainda assim, o Americano é considerado campeão fluminense em 1964, assim como o Eletrovapo.

No ano seguinte, o Americano foi mais uma vez campeão do Campeonato Fluminense. Nos anos de 1968 e 1969, o Mancha Negra conquistou o título novamente, chegando a quinta conquista do torneio Nesse período, o alvinegro foi por nove vezes seguidas campeão da cidade de Campos, entre 1967 e 1975. A última conquista viria justamente no ano de 1975, marcando a última vez em que o clube conquistou o título do estado do Rio de Janeiro, competição que virou o atual Campeonato Carioca a partir de 1978, quando finalmente aconteceu a "fusão" com o torneio do antigo estado da Guanabara. Curiosamente, o nome é errado, já que quem nasce no estado do Rio de Janeiro é fluminense e carioca designa quem se original da capital, a famosa Cidade Maravilhosa.


O Americano viveu entre os anos 1960 e 1970 o auge de sua história. Em 1966, só foi parado pelo Cruzeiro de Tostão e cia. Na decisão da Zona Sul da Taça Brasil, sendo nesse período também que ele conquistou praticamente todos os seu títulos fluminenses. No ano de 1975, foi o primeiro time do interior do estado do Rio de Janeiro a jogar o Brasileirão, com a base do time que era o campeão fluminense. A última grande aparição foi em 2009, quando Kieza era o destaque do time que eliminou o Botafogo e foi até as oitavas de final da Copa do Brasil.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações