A passagem de Edinho pelo Grêmio

Por Lucas Paes

Edinho em ação contra o Glória de Vacaria no Gauchão de 1989

Completando 65 anos neste 5 de junho, Edinho era quando zagueiro um dos melhores defensores de sua geração no futebol brasileiro. Tendo também uma carreira de treinador após seus tempos de zagueiro, ele passou por Fluminense, Flamengo e Udinese, onde ficou cinco anos, antes de desembarcar já em final de carreira no Imortal Tricolor.

Edinho chegou ao Grêmio para dar experiência a um bom time. O defensor tinha além de sólidas passagens por Flamengo, Fluminense e pela Udinese (onde jogou com Zico), a bagagem de três Copas do Mundo na Seleção Brasileira (1978, 1982 e 1986). Veio do Fluminense para a Azenha. A equipe tinha Cuca como o grande destaque, mas ainda possuía outros nomes de qualidade no elenco. A contratação acabou dando mais qualidade para Rubens Minelli trabalhar seu elenco.

Edinho rapidamente caiu nas graças do torcedor e foi peça chave nos títulos do Gauchão e da Copa do Brasil de 1989. O Grêmio foi o último clube de sua carreira e ele atuou, segundo o portal Grêmiopédia, 35 vezes com a camisa tricolor, marcando um total de quatro gols com a camisa gremista. O mais importante deles ocorreu na Copa do Brasil, diante do Bahia, no Olímpico, dando a vaga para a semifinal aos gaúchos.


Despediu-se do Imortal e ao mesmo tempo pendurou as chuteiras no duelo diante do Boca, válido pela Supercopa Libertadores, no dia 16 de novembro de 1989. O duelo foi vencido pelos argentinos pelo placar de 2 a 0 e Edinho pouco pode fazer para evitar a vitória Xeneizie na partida. Já havia marcado seu nome na história com as conquistas do Gauchão  e da Copa do Brasil, tanto que foi inserido na calçada da fama gremista em 2010. 

Depois da carreira de jogador, passou por diversos clubes como treinador. Chegou a comandar o próprio Grêmio durante um curto período em 1998, mas durou apenas nova jogos na casamata gremista. Sua última experiência como treinador foi em 2010, pelo Americana, do estado de São Paulo.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações