Paysandu 1 x 7 Fluminense - Em 1906, o primeiro jogo da história do Campeonato Carioca

Foto: Arquivo Fluminense FC

O time do Fluminense, que ao fim do Campeonato Carioca que conquistou o título

A primeira década do século passado foi marcada, no futebol brasileiro, pelo início de vários campeonatos estaduais, entre eles o Carioca, que teve sua primeira edição em 1906. E no dia 3 de maio daquele ano, no campo da Rua Guanabara (que depois virou as Laranjeiras), o Paysandu encarou o Fluminense e acabou goleado pelo placar de 7 a 1.

Apesar de o jogo ser realizado praticamente onde hoje é a sede do Fluminense, o Estádio das Laranjeiras ainda não havia começado a ter o formato que ficou conhecido e sediou grandes jogos do futebol carioca e até da Seleção Brasileira.

Imagem

Então, naquele 3 de maio, no campo da Rua Guanabara, as duas equipes entravam em campo abrindo a história de um dos estaduais mais charmosos do Brasil. O Paysandu, mandante, foi a campo com Freeland; W Murray e Jack Robinson; H. Freeland, H. Wood e E. Pullen; C. Robinson, C. Hargreaves Cruckshank, G. H. Pullen e J. Hampshire.

Já o Fluminense entrou no gramado com Francis Walter, Victor Etchegaray, Salmond, Max Naegely, Buchan, Edgard Gulden, Duque Estrada, Horácio Costa Santos, Edwin Cox, Emile Etchegaray e Félix Frias, com Ground Commitee de treinador.


No jogo, só deu o Tricolor: Horácio Costa Santos, em três oportunidades, Edwin Cox, Emile Etchegaray, duas vezes e mais um gol contra marcaram para o Flu, sendo que C. Hargreaves Cruckshank fez o único do Paysandu. Ao final, o marcador mostrou 7 a 1 para o Fluminense.

No campeonato, o Fluminense 'sobrou'. A equipe só teve uma derrota em 10 jogos, justamente contra o mesmo Paysandu, na abertura do segundo turno, por 3 a 1, em 5 de agosto. O Tricolor garantiu o título na vitória por 4 a 1 sobre o Rio Cricket, curiosamente no Icaraí, em Niterói. Sim, o primeiro campeão carioca não definiu o título na cidade do Rio de Janeiro.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações