Os 67 anos do Brinco de Ouro da Princesa

Com informações da FPF
Foto: CBN Campinas

O Estádio do Guarani está completando 67 anos

Palco da principal conquista da história do Guarani, o estádio Brinco de Ouro completa 67 anos desde a primeira partida no local, no dia 31 de maio de 1953. O local já passou por reformas, já foi cenário para partida da Seleção Brasileira e esteve presente como local de treinamento na Copa do Mundo de 2014, aqui no Brasil.

O Guarani, fundado em 1911, era localizado em um em terreno na região do bairro Guanabara, com o apelido de “Pastinho”. Porém, em 1947, por conta de mudanças no regulamento do Campeonato do Interior, não tinha estrutura para receber os jogos. Então, o Guarani recebeu uma proposta quase irrecusável um ano depois: uma imobiliária queria a área do antigo estádio e, em troca, ofereceu um terrenos quase três vezes maior, em outro bairro. O sonho de uma casa nova começava a ser escrito.

Cinco anos depois, o estádio ficou quase pronto - a estreia foi feita sem ter a construção das cabeceiras, que seriam feitas apenas no fim da década de 60. Para a inauguração, foram convidados Palmeiras e Fluminense-RJ e, o primeiro embate foi no dia 31 de maio de 1953, contra a equipe paulista. Os donos da casa se deram melhor e venceram por 3 a 1, com gols de Nilo - primeiro a marcar no estádio, após cobrança de falta -, Dido e Augusto. O tento palmeirense ficou por conta de Lima. A partida contra o time carioca foi no dia 4 de junho, mas dessa vez com os visitantes se deram melhor e venceram por 1 a 0.

Até as cabeceiras ficarem prontas, o clube optou por usar cadeiras de madeira atrás dos gols, reutilizando o material do “Pastinho”. As torres de iluminação foram instaladas em 1964 e o tobogã teve sua construção iniciada no fim da década de 1970, perto da conquista do título brasileiro.


Inclusive, a principal conquista da história do clube foi conquistada dentro de sua casa: no dia 13 de agosto de 1978, o Guarani venceu o Palmeiras por 1 a 0, gol de Careca, e ficou com o título do Campeonato Brasileiro. O único até hoje de um clube do interior. 

O estádio também recebeu jogos internacionais. A Seleção Brasileira usou o estádio para realizar alguns treinos para a Copa do Mundo de 1966. Em 1990, realizou um amistoso contra a Bulgária, onde venceu por 2 a 1, com gols de Muller e Aldair. Já em 2014, o campo passou por adaptações para ser subsede da Copa do Mundo, recebendo a Nigéria durante a disputa do Mundial.

Origem do nome - O nome do estádio vem de um trocadilho. Antigamente, a cidade de Campinas era conhecida como "Princesa d'Oeste", que remete ao caráter acolhedor da cidade com todos os seus visitantes e seus moradores. Além disso, a maquete do estádio remetia a figura de um brinco. Por isso foi chamado de Brinco de Ouro da Princesa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações