Neymar pai x Edinho - A inauguração do Nogueirão em 1995

Por Letícia Denadai / FPF
Foto: Diário de Mogi

Neymar pai, com dirigentes de Mogi das Cruzes, na inauguração do Nogueirão

O dia 31 de maio é uma data para ser eternamente lembrada pelo torcedor do União Mogi, afinal, o estádio Francisco Ribeiro Nogueira, o Nogueirão, em Mogi das Cruzes, foi inaugurado há 25 anos com um empate, por 1 a 1, em amistoso diante do Santos. No confronto, Edinho -filho do Rei Pelé- e Neymar -pai de Neymar- ficaram frente a frente.

A área do estádio foi adquirida em 1942 por uma empresa de mineração para utilizar para a construção de uma usina siderúrgica. Porém, já houve os primeiro indícios que o esporte estaria presente, pois já contava com um campo de futebol. A partir de 1957, o local foi transformado em um centro esportivo, recebendo o nome de estádio Cavalheiro Nami Jafet, com a administração do Esporte Clube Mineração Geral do Brasil, clube da empresa


Em 1973, após algumas mudanças no comando da empresa, o local foi municipalizado e incorporado como patrimônio do município de Mogi das Cruzes. O antigo estádio foi demolido e uma nova estrutura foi construída, recebendo o nome de um antigo prefeito, que havia falecido um ano antes.

Jogo de inauguração - Para comemorar a inauguração do local, o União Mogi convidou o Santos para um amistoso. E o jogo ficou marcado por um embate inusitado: Edinho, filho de Pelé, atuava pelo Santos e enfrentou, pela equipe do União Mogi, Neymar “pai”, o pai do futuro craque santista. O jogo terminou com um empate por 1 a 1, com gols de Jamelli (Santos) e Da Silva (União Mogi).

Reforma - Em 2014, a Prefeitura de Mogi das Cruzes interditou o estádio para uma série de reformas -troca de gramado, mudanças no sistema de irrigação, implementação de drenagem, reforma nos vestiários, acréscimo de minicampo para aquecimento, sala de fisioterapia e ampliação da área da imprensa. A reinauguração do moderno "Nogueirão"aconteceu no dia 20 de setembro de 2015.


Ficha técnica
União Mogi 1 x 1 Santos - Amistoso

Data: 31 de maio de 1995;
Local: estádio Francisco Ribeiro Nogueira, em Mogi das Cruzes;
Gols: Jamelli (Santos); Da Silva (União Mogi);
Cartões vermelhos: Marcelo Fernandes (Santos) e Márcio (União Mogi).

União Mogi: Haroldo; Alberto, Ricardo, Renato e Márcio; Binha, Gílson (Da Silva), Jocimar e Neymar; Servílio e Sandro. Técnico: Waldir Peres.

Santos: Edinho (Robson); Silva (Ronaldo), Maurício Cupertino (Camilo), Marcelo Fernandes e Marcos Paulo; Gallo, Cerezo, Carlinhos e Jamelli (Rogério); Camanducaia (Marquinhos) e Demetrius. Técnico: Joãozinho.

←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações