Campo Grande - O primeiro trabalho de Luxemburgo como treinador

Foto: arquivo

Luxemburgo, de cabelo black power, no Ítalo Del Cima, conversando com os jogadores

Um dos maiores treinadores do futebol brasileiro, Vanderlei Luxemburgo, atualmente trabalhando no Palmeiras, em sua quinta passagem pelo clube, está completando 68 anos neste 10 de maio de 2020. O seu trabalho como técnico começou em 1983, quando ele dirigiu o Campo Grande, do Rio de Janeiro.

Vanderlei, como era chamado quando atuava nos campos, foi um lateral-esquerdo que fez as categorias de base no Botafogo, mas foi no Flamengo onde se profissionalizou. No Rubro Negro, enfrentou a concorrência de Júnior, até que em 1978 foi para o Internacional. No ano seguinte, acabou voltando para o Botafogo, onde encerrou a carreira em 1980, devido à uma contusão no joelho.

Imagem

Assim que terminou a carreira como jogador, Vanderlei Luxemburgo continuou a trabalhar com futebol. E seu início, como auxiliar-técnico, foi no Vasco da Gama. Porém, o sonho dele era comandar uma equipe e em 1983 pintou a oportunidade de dirigir o Campo Grande.

Figura simples, ele ia de Fusca até o campo para comandar os treinamentos do Campo Grande. Apesar de ser um time considerado pequeno, a equipe carioca vinha de uma conquista da Taça de Prata, equivalente à atual Série B do Nacional, e logo de cara Luxemburgo teve que aprender a conviver com as cobranças.

Naquela época, ele usava camisa justa, black power. Dono de uma personalidade forte, o treinador encarou a primeira dificuldade ao definir o seu grupo de trabalho e ainda teve atrito com dirigente. O começo de Vanderlei Luxemburgo como treinador foi difícil.

A estreia no Campo Grande foi com derrota por 1 a 0 para a Ponte Preta, em Ítalo Del Cima, pelo Brasileiro de 1983. Apesar do pontapé inicial mal dado, Luxemburgo, aos poucos, foi se acertando e a campanha do Campusca na etapa inicial colocou a equipe, ao menos, na repescagem.


Porém, a história de Vanderlei Luxemburgo em sua primeira experiência como treinador parava por ali. Ele peitou as interferências da diretoria (em especial do vice de futebol Constantino Magalhães) na escalação, seu ciclo se encerrou.

O resumo da passagem de Luxemburgo no Campo Grande, o seu trabalho de estreia como treinador, foi o seguinte: oito jogos, sendo três empates, três derrotas e duas vitórias. Porém, ainda em 1983, ele assumiria o Rio Branco, do Espírito Santo, e conquistaria o Campeonato Capixaba, o primeiro de diversos títulos que conquistou comandando equipes. Sem dúvida, uma carreira vitoriosa.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações