A boa passagem de Doriva pelo Porto

Por Lucas Paes
Foto: Maisfutebol.pt

Doriva atuou pelo Porto no final dos anos 1990

Doriva foi um dos principais volantes do Brasil dos anos 1990 e 2000. O paulista de Nhandeara, que completa 48 anos neste dia 28, teve passagens boas por São Paulo, Atlético Mineiro e Middlesbrough, clube do qual é ídolo junto a Juninho Paulista. A primeira passagem do ex-volante pelo futebol europeu foi em Portugal, no Porto.

Doriva chegou ao Dragão em 1997, depois de ir muito bem em sua passagem pelo Atlético Mineiro. No Galo, ganhou dois títulos, a Copa Conmebol e a Copa Cidade de Belo Horizonte, a primeira uma conquista história para o alvinegro de Minas Gerais. Seu bom futebol despertou o interesse do gigante português, que o adquiriu ao fim do campeonato, depois de receber a Bola de Prata.


Rapidamente caiu nas graças da torcida portista. Foi peça chave na conquista da Campeonato Português da temporada 1997/1998. Sob o comando de Antônio Santos, ajudou o clube que já vinha bem a conquistar o troféu ao final da temporada. Além da qualidade, seus chutes fortes impressionavam e ajudaram na campanha. Na primeira temporada, também ajudou na conquista da Copa de Portugal. Seu desempenho serviu para o levar a Copa do Mundo de 1998.

No ano seguinte, já sob o comando do Fernando Santos, seguiu sendo peça importante na equipe que seguiria voando nos jogos da liga, onde foi mais uma vez campeão. Foram 40 jogos e 6 gols pelos portistas. Ao fim daquele biênio, deixou o Dragão para jogar pela Sampdoria. Continuaria passando por clubes europeus até meados dos anos 2000, sendo a passagem pela Doria essencial para chegar ao Middlesbrough, onde viraria uma lenda.


Depois do fim da carreira como jogador, Doriva passou a ser treinador. Seu último clube foi o São Bento, no ano de 2019. Seu maior feito na casamata é a conquista histórica do Paulistão pelo Ituano, vencendo o Santos nos pênaltis, em pleno Pacaembu completamente lotado pela torcida santista. O Galo de Itu é apenas o segundo clube do interior a conquistar o título contra um grande, repetindo o feito da Inter de Limeira, em 1986.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações