Ronaldo mostrando a sua genialidade na Vila Belmiro em 2009

Letícia Denadei / FPF
Daniel Augusto Jr. / Agência Corinthians

Ronaldo comemorando um dos gols na Vila Belmiro em 26 de abril de 2009

Há 11 anos, no dia 26 de abril de 2009, Ronaldo marcou dois gols sobre o Santos na primeira partida da final do Campeonato Paulista pelo Corinthians, na Vila Belmiro, encaminhando o 26º título estadual do Corinthians.

Na primeira fase do torneio, o Corinthians terminou como terceiro colocado, com 39 pontos, enquanto o Santos foi o quarto, com 37. Na época, o regulamento previa confronto semifinal, com o primeiro enfrentando o quarto, enquanto o segundo enfrentava o terceiro. O Santos enfrentou e venceu o Palmeiras nos dois jogos, repetindo o placar de 2 a 1. Já o Corinthians enfrentou o São Paulo, vencendo o jogo de ida por 2 a 1 e o jogo de volta por 2 a 0.

Como o Corinthians havia tido uma campanha melhor na primeira fase -a equipe de Mano Menezes ainda não havia perdido- a primeira partida acontceu na Vila Belmiro. Aos 10 minutos do primeiro tempo, o zagueiro Chicão abriu o placar para o Corinthians em cobrança de falta.

E foi nesse momento que a premissa de resolver jogos decisivos de Ronaldo apareceu. Aos 25 minutos, após bate e rebate no meio-campo, a bola sobrou para o camisa 9, que dominou sem marcação e bateu por baixo de Fábio Costa para aumentar a vantagem corintiana. Perdendo por dois gols de diferença, o Santos partiu para cima, mas só no segundo tempo conseguiu diminuir a diferença. O lateral esquerdo Triguinho cruzou e o goleiro Felipe espalmou contra a própria meta, incendiando a torcida santista.


A pressão do Santos aumentou na partida, mas aos 31 minutos, veio o balde de água fria: após receber passe de Elias na direita, Ronaldo cortou Triguinho, viu Fábio Costa adiantado e encobriu o goleiro santista para marcar o seu segundo gol no jogo e o terceiro corintiano. Na semana seguinte, um empate por 1 a 1, no Pacaembu, deu o título para o Corinthians de forma invicta.

Trajetória no Corinthians - Ronaldo chegou ao clube alvinegro em dezembro de 2008. Sua estreia aconteceu contra o Itumbiara, de Goiás, pela Copa do Brasil, entrando no segundo tempo; já o seu primeiro gol saiu no jogo seguinte, no Dérbi contra o Palmeiras. Ao todo, o Fenômeno jogou 69 partidas com a camisa do Corinthians, marcando 35 gols e vencendo dois títulos -o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil, ambos em 2009. Ele anunciou sua aposentadoria no início de 2011.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações