O primeiro Clássico dos Milhões e a vitória dos camisas negras do Vasco

Por Lucas Paes

Time do Vasco que venceu o Flamengo em 1923

Vasco e Flamengo são instituições bastante antigas, ambas fundadas antes de 1900. Porém, ambos os gigantes cariocas só começaram a ter times de futebol anos depois e o Cruzmaltino foi o último dos grandes a ter uma equipe no esporte bretão, apenas nos anos 1920. Numa época em que o futebol era elitista e destinado apenas a brancos e ricos, o Vasco trouxe em seu time jogadores operários e mulatos e negros, com o time conhecido como camisas negras. Foi com esse esquadrão que os alvinegros disputaram o primeiro clássico com o Flamengo, em 1923.

No dia 29 de abril daquele ano, flamenguistas e vascaínos entravam no Campo da Rua Paysandu, na época local onde o rubro-negro mandava seus jogos, para disputar o primeiro daquele que se tornaria um dos maiores clássicos do futebol carioca. O Flamengo, representava naquele momento a elite, contra um Vasco que por diversos motivos representava camadas mais populares, refletidas em seus jogadores, operários, trabalhadores, pobres, estando no único time que os aceitava naquele momento.

O jogo em si acabou com uma vitória até tranquila do Vasco. No primeiro tempo, conseguindo pressionar a boa equipe comandada por Ramon Platero, uruguaio que introduziu naquela época uma preparação física não vista antes. Num pênalti, o rubro-negro abriu o placar com Junqueira batendo pênalti. No segundo tempo, jogando melhor e sem dar muitas chances aos flamenguistas, os vascaínos viraram com Ceci, marcando duas vezes e Arlindo fechou o marcador, tudo isso em apenas oito minutos. Uma vitória incontestável do "team" cruzmaltino.

O triunfo causou um festejo dos torcedores e simpatizantes do Cruzmaltino, que saíram pelo Rio de Janeiro comemorando a vitória em uma festa que durou até a madrugada, segundo relatos da época e que se arrastou até a sede do Vasco da Gama na época. Toda aquela algazarra fez com que os rubro-negros ficassem mordidos. Além disso, o fato do Flamengo ser o único concorrente dos "camisas negras" pelo título carioca fez com que todas as torcidas se juntassem na torcida pelo rubro-negro no jogo do segundo turno.

No segundo turno, o Flamengo até venceu de maneira polêmica, com um gol mal anulado do Vasco no fim do jogo, que terminou 3 a 2. A vitória que causou uma festa que gerou até confusão entre remistas rubro-negros e torcedores vascaínos, mas nada adiantou pois o título ficou mesmo com os camisas negras, time que marcou e mudou a história do futebol brasileiro ao aceitar negros e operários em seu elenco, fato cantado com orgulho pela torcida alvinegra, mesmo em tempos complicados.
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações