A participação do Juventude na Libertadores de 2000

Por Lucas Paes
Foto: Ricardo Wolfenbuttel

O Juventude jogou a Libertadores em 2000

O Juventude causou uma das primeiras e maiores zebras da história da Copa do Brasil, quando venceu em 1999 o Botafogo na final diante de um Maracanã completamente repleto, na última vez em que tivemos um jogo com mais de 100 mil pessoas no Brasil. A conquista classificou o Alviverde da Serra Gaúcha para a Libertadores, que foi a primeira e até hoje única participação do clube na competição.

O Verdão caiu num grupo que tinha o Palmeiras, o El Nacional, do Equador e o The Srongest, da Bolívia. Comandado na época por Walmir Loruz, o Juventude passou por momentos ruins no segundo semestre de 1999, sendo rebaixado no Brasileirão e salvo pela Copa João Havelange. Vivendo momentos instáveis e com muitas dúvidas, a estreia aconteceu no dia 16 de fevereiro, contra o El Nacional, no Alfredo Jaconi. A vitória veio, com um 1 a 0 magro, graças ao gol de Marcelo Marabília.

Os gols do Juventude na Libertadores

Depois, veio o sofrimento alviverde na altitude. Primeiro, jogando em La Paz, o Verdão mal viu a cor da bola e acabou goleado pelo The Strongest por 5 a 1, em jogo ocorrido no dia 8 de março. Depois, no dia 21, derrota por 3 a 0 para o Palmeiras, em São Paulo, um resultado não muito surpreendente, já que o Alviverde Imponente era favorito ao bicampeonato e tinha um time fortíssimo. No dia 6 de Abril, no final do primeiro turno, veio derrota para o El Nacional, também na altitude, dessa vez em Quito, por 2 a 0, na abertura do returno.

No segundo turno, o Juventude começou ensaiando uma reação. Precisando urgentemente do resultado, no dia 12 de abril, veio uma goleada por 4 a 0 pra cima do The Strongest, no Jaconi. Com esse resultado, o time da Papada precisaria vencer o Palmeiras no Jaconi e torcer para o El Nacional perder para o The Strongest, lanterna do grupo, na Bolívia. Mas o Verdão não conseguiu sair de um 2 a 2, num bom jogo diante do Palmeiras.


Eliminado na primeira fase, o Juventude continuou jogando a série A do Brasileirão e fazendo participações bem dignas, como a ida as quartas-de-final do Brasileirão de 2002. Em 2007, porém, o Juventude acabou rebaixado, entrando nos piores momentos de sua história nos anos seguintes. Recentemente, o clube conseguiu novamente o acesso a Série B, depois de chegar a jogar a Série D em 2011 e retornar a segunda divisão em 2017. 
←  Anterior Proxima  → Inicio

0 comentários:

Postar um comentário

O Curioso do Futebol

O Curioso do Futebol
Site do jornalista Victor de Andrade e colaboradores com curiosidades, histórias e outras informações do mundo do futebol. Entre em contato conosco: victorcuriosofutebol@gmail.com

Twitter

YouTube

Aceisp

Total de visualizações